Metodos contraceptivos

2862 palavras 12 páginas
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Os métodos contraceptivos são processos que permitem reduzir as taxas de uma gravidez não planejada e prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Quando a vida sexual é iniciada e não é o desejo engravidar e para a proteção do casal deve-se procurar um médico, para a utilização dos contraceptivos.
Existe uma grande diversidade de anticoncepcionais que com o passar do tempo tem melhorado a sua eficácia. Dentre estes métodos, há os reversíveis e os irreversíveis. Os reversíveis são aqueles que ao deixar o seu uso permitirão uma gravidez. Já os irreversíveis são os que exigem uma intervenção cirúrgica.
Esses contraceptivos estão classificados em quatro grupos: 1. MÉTODOS COMPORTAMENTAIS * Coito interrompido * Tabelinha * Temperatura basal * Muco cervical ou Billings * Lactância Amenorréia como Método Anticoncepcional (LAM) 2. MÉTODOS DE BARREIRA * Agente espermicida * Camisinha masculina e feminina * Diafragma * Capuz cervical * Esponja espermicida 3. MÉTODOS HORMONAIS * Contraceptivos orais * Pílula de emergência * Contraceptivos injetáveis * Implante Subdérmico * Anel vaginal * Adesivos cutâneos * Dispositivos Intra – Uterino (DIU) 4. MÉTODOS CIRÚRGICOS * Ligadura ou Laqueadura tubária * Vasectomia

MÉTODOS COMPORTAMENTAIS * Coito interrompido
Este método consiste na retirada do pênis da vagina, antes da ejaculação. Apesar de ser muito usado nos dias de hoje, possui grande possibilidades de falha, pois o líquido seminal que sai um pouco antes da ejaculação pode conter espermatozóides.
Os prós são a não necessidade de dispositivos e hormônios e a gratuidade. Porém não há proteção contra as DST e a dificuldade de proceder de forma correta. * Método da Tabelinha

https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcRIbfQx_CUU_O_Fw1ZIAQcl2T5B4YvckK0RI436ehtxoYAbJLpq

Consiste no cálculo do provável dia da

Relacionados