Metodologias de ensino da matemática

Páginas: 14 (3415 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
METODOLOGIAS DE ENSINO NA MATEMÁTICA Liane Angélica Bertotti1

Resumo: Este artigo é resultado de um projeto de pesquisa realizado através da aplicação de questionários a 20 (vinte) educadores de escolas municipais de Caxias do Sul/RS, com o objetivo de verificar em que medida estes educadores percebem a importância da opção metodológica desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem dematemática, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Analisando diferentes referenciais teóricos sobre metodologias de ensino embasadas na teoria construtivista, percebe-se a importância da opção metodológica desenvolvida pelos educadores no processo de ensino e aprendizagem de matemática. No entanto a análise das respostas obtidas através da coleta de dados da pesquisa nos trásalgumas divergências, pois na teoria os educadores demonstram perceber a importância da opção metodológica desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem de matemática aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, mas no que se refere à prática pedagógica desenvolvida em sala de aula para a construção do conhecimento matemático por parte dos alunos esta importância não é percebida e oseducadores apontam diferentes fatores para o baixo nível de aprendizagem e aceitação da disciplina de matemática.

Palavras-chave: Construtivismo. Metodologia. Matemática. Aprendizagem.

Introdução

A teoria epistemológica construtivista possibilita aos educadores percorrerem diferentes caminhos para alcançarem os objetivos propostos na educação, caminhos estes que são denominados metodologias deensino. A escolha da metodologia de ensino utilizada pelo educador, nem sempre é favorável a aprendizagem do aluno e o alcance dos objetivos propostos, pois se na escolha da metodologia pelo educador não forem levados em consideração a realidade sociocultural, interesses e o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pode em muitos casos está metodologia escolhida pelo educador dificultar aaprendizagem do aluno. Tendo isto em vista, este trabalho teve a intenção de verificar em que medida os educadores de escolas municipais de Caxias do Sul/RS, percebem a importância da opção metodológica desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem de matemática, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental.

1

Acadêmica, cursando o 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade deCaxias do Sul.

Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa que buscou questionar os educadores sobre a metodologia de ensino desenvolvida nas aulas de matemática e se as aprendizagens dos alunos variam, conforme a metodologia de ensino utilizada. Para tanto foram aplicados 20 (vinte) questionários com educadores de escolas municipais analisando deste modo, as diferentes metodologias deensino apontadas nos questionamentos com os educadores, bem como, as diferenças percebidas por estes nas aprendizagens dos alunos.

1 Contextualização histórica

No Brasil os Parâmetros Curriculares Nacionais, embasados na teoria epistemológica construtivista apontam metas de qualidade para o ensino, sendo estes parâmetros flexíveis e abertos cabe a cada professor direcionar suas metas e a escolhada metodologia que irá desenvolver em suas aulas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam ainda;” há urgência em reformular objetivos, rever conteúdos e buscar metodologias compatíveis com a formação que hoje a sociedade reclama”(BRASIL, 1997,p.15). Desta forma a metodologia de ensino escolhida pelo educador, e a forma como este desenvolve sua aula, são ferramentas chaves para a qualidadeno processo de ensino e aprendizagem da matemática. Mas com esta flexibilidade de escolhas, muitas vezes os professores não buscam alternativas, e ferramentas para incentivar a compreensão e a construção do conhecimento matemático.
O conhecimento matemático formalizado precisa, necessariamente, ser transformado para se tornar passível de ser ensinado/aprendido; ou seja, a obra e o pensamento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lúdico como metodologia do ensino de matemática
  • metodologia do ensino da matemática
  • Metodologia do ensino da matemática
  • Fundamentos e metodologias do ensino da matemática
  • O lúdico como metodologia do ensino de matemática
  • METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA “Laboratório De Matemática”
  • Metodologia do ensino da matematica
  • sintese metodologia de ensino da matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!