metodologias_ageis

1271 palavras 6 páginas
Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Cinthia Saraiva Santos

ENGENHARIA DE SOFTWARE:
Metodologias Ágeis

São Paulo
2015
Cinthia Saraiva Santos – RA: 15101082

ENGENHARIA DE SOFTWARE:
Metodologias Ágeis

Trabalho de pesquisa apresentado na Faculdade de Tecnologia de São Paulo como exigência para obtenção parcial de pontos na matéria de Engenharia de Software

São Paulo
2015
1. METODOLOGIAS ÁGEIS
1.1 SCRUM SCRUM é um processo baseado em iterações incrementos, usado em projetos complexos onde não é possível prever o que irá ocorrer. Ele surgiu nos anos 80, mas só começou a ser utilizado para desenvolvimento de software nos anos 90. Práticas fundamentais:
- Papéis fundamentais: Product Owner é o responsável por decidir quais recursos serão construídos e a ordem que devem ser feitos; Scrum Master é o que exerce o papel de liderança, ele deve ajudar a equipe a resolver problemas que estejam dificultando a produtividade; já o time de desenvolvimento é formado por designers, programadores, testador, arquiteto, entre outros, que são responsáveis pela concepção, construção e testes do produto.
- Atividades básicas: Sprints são iterações ou ciclos de até um mês de calendário; no planejamento do sprint, a equipe de desenvolvimento e o product owner devem chegar a um acordo sobre qual o Objetivo do Sprint. Com este objetivo em mãos, eles determinam quais os itens do backlog devem ser priorizados para serem executados neste Sprint.
- Documentos: Product Backlog é sequencia do trabalho em forma de uma lista de prioridades; na definição de pronto conseguem saber quando, e como, uma parte do produto ou funcionalidade deve ser considerada concluída.

1.2 XP (Extreme Programming) O marco inicial dessa metodologia foi em 1996 e a ideia principal era unir as boas práticas de programações e utilizá-las ao máximo. Indicada para equipes de desenvolvimento com pequeno número de desenvolvedores, que estão em constante

Relacionados