Metodologias ágeis versus Tradicionais

Páginas: 12 (2913 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
Metodologias Ágeis versus Metodologias Tradicionais
Kathiani Elisa de Souza
Invictos Tecnologia Ltda
Dourados/MS, 16 de Julho de 2013

Resumo: Este trabalho apresenta os conceitos de processo de software bem como as metodologias que regem esses processos. As metodologias apresentadas são a Metodologia Tradicional – Modelo Cascata e as Metodologias Ágeis SCRUM e Extreme Programming.1. Processos de Software
Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados necessários para a produção de software. Existem vários processos para o desenvolvimento de software, mas segundo SOMMERVILLE existem atividades fundamentais comuns a todos os processos:

Especificação de Software: Especificação dos requisitos e da definição de software. Fase de conversa com o cliente;Projeto e implementação de Software: São propostos modelos através de diagramas que depois serão codificados em alguma linguagem de programação;
Validação de Software: o software é validado para ver se todas as funcionalidades requeridas pelo cliente foram implementadas;
Evolução de Software: o software precisa evoluir para continuar sendo útil ao cliente;

“Muitas organizações desenvolvemsoftware sem usar nenhum processo. Geralmente isso ocorre porque os processos tradicionais não são adequados às realidades das organizações. Em particular, as organizações pequenas e médias não possuem recursos suficientes para adotar o uso de processos pesados. Por esta razão, muitas organizações não utilizam nenhum processo. O resultado desta falta de sistematização na produção de software é a baixaqualidade do produto final, além de dificultar a entrega do software nos prazos e custos pré-definidos e inviabilizar a futura evolução do software.” (SOARES)
“Dentre os vários processos de software existentes, existem as Metodologias Tradicionais, que são orientadas a documentação e as Metodologias Ágeis que procuram desenvolver software com o mínimo de documentação.” (SOARES)

2. Metodologiastradicionais.
O Modelo Clássico/Seqüencial/Cascata é um modelo que existe uma sequência a ser seguida. Cada etapa possui uma documentação padrão que deve ser aprovada para que a nova etapa se inicie. De forma geral as etapas são:

O problema do Cascata é que pela divisão de etapas distintas ele é inflexível a mudanças que podem ocorrer a qualquer momento. Esse modelo só deve ser usado quando osrequisitos são bem compreendidos.
Há também os Modelos Tradicionais: Espiral, Incremental, Prototipagem.

3. Metodologias Ágeis
Os conceitos chave do Manifesto Ágil são:
Indivíduos e Iterações ao invés de processos e ferramentas;
Software executável ao invés de documentação;
Colaboração com o cliente ao invés de negociações de contratos;
Respostas rápidas a mudanças ao invés de seguirplanos;

“O “Manifesto Ágil” não rejeita os processos e ferramentas, a documentação, a negociação de contratos ou o planejamento, mas simplesmente mostra que eles têm importância secundária quando comparado com os indivíduos e interações, com o software estar executável, com a colaboração do cliente e as respostas rápidas a mudanças e alterações. Esses conceitos aproximam-se melhor com a forma quepequenas e médias organizações trabalham e respondem a mudanças.“ (SOARES)

3.1 Metodologia Ágil - SCRUM
É utilizada para o desenvolvimento de produtos complexos e emprega uma abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e controlar os riscos.
Um dos pilares da SCRUM é a adaptação. Quando um ou mais dos processos estão fora dos limites aceitáveis ou quando se percebe que oproduto resultante será inaceitável, o processo ou o material utilizados deve ser ajustados. Esses ajustes devem ser feitos o mais rápido possível para evitar desvios posteriores. Existem três pontos importantes para que essa adaptação seja colocada em prática.
A Reunião Diária é utilizada para inspecionar o projeto no sentido de acompanhar o progresso em direção a meta do SPRINT é otimizar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comparação entre metodologias ágeis e tradicionais para o desenvolvimento de software
  • Comparação da aplicabilidade das metodologias tradicionais com as metodologias ágeis em gestão de projetos de...
  • Metodologias ageis
  • Metodologia ageis
  • Metodologias ageis
  • Metodologia àgeis
  • Metodologias Ageis
  • Metodologias ageis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!