MetodologiaATD1

908 palavras 4 páginas
METODOLOGIA
Portanto, estas respostas devem ser autorais, ou seja, não podem ser copiadas de nenhum lugar. Respostas que contenham plágio não serão corrigidas nem avaliadas. Receberão nota zero.
Assim, leia, pense, elabore suas respostas respeitando a norma culta da Língua Portuguesa e redija suas resposta com coerência e coesão em relação ao que foi proposto. As respostas não devem exceder 5 linhas para cada pergunta. A capacidade de síntese também será avaliada.

QUESTÕES PROPOSTAS - ATD1

QUESTÃO 01 - Bakhtin nos lembra que toda enunciação é uma resposta a alguma coisa e esta é constituída como tal. Para ele: "a língua, enquanto produto acabado, enquanto sistema estável (léxico, gramática, fonético), apresenta-se como um depósito inerte, tal como a leva fria da criação linguística, abstratamente construída pelos linguistas com vistas à sua aquisição prática como instrumento pronto para ser usado.
“Aquela apreensão dos objetos da enunciação se projeta como um todo que se basta a si mesmo para a língua que, marcada pelo conjunto dos fatos tidos como certos passa a ser vista, também, como uma realidade petrificada que se impõe aos falantes.”

De acordo com o que foi apresentado anteriormente, qual é o aspecto negativo desta concepção sobre a língua?
O estudo da língua é fundamental, sem ele não avançamos muito no campo da linguagem; mas por outro lado, é insuficiente, se nosso objetivo é conhecer o exercício ativo da fala em sociedade. Portanto o aspecto negativo refere-se à grande questão de que os filólogos-linguistas desvinculam a língua dessa esfera real, apreendem-na como um todo isolado e se contentam em tomar essa inscrição isolada como um documento de linguagem.

Bakhtin pretende, no fundamental, entender o exercício da linguagem humana por parte dos indivíduos. Ele escolhe a música e não o CdPlayer, por difícil que seja o caminho a desbravar. O que Saussure excluiu do estudo da lingüística é exatamente o que atrai as atenções de Bakhtin.
Para ele o

Relacionados