Metodologia6Sigma

2369 palavras 10 páginas
Metodologia Seis Sigma

Introdução

A enorme e ascendente competitividade no mundo dos negócios que se apresenta atualmente, ocasionada principalmente pela globalização da economia em conjunto com os avanços tecnológicos, requer uma busca acelerada e constante por métodos e ferramentas que conduzam as organizações à excelência de seus bens e serviços. Neste contexto, a metodologia Seis Sigma vem sendo adotada como estratégia de negócio por empresas que buscam otimizar seus processos e atingir um nível de sucesso empresarial reconhecido por seus clientes. Aplicá-la significa reduzir defeitos, erros, falhas e atingir quase a perfeição no desempenho de processos.
A metodologia associa um rigoroso enfoque estatístico a um arsenal de ferramentas que são empregadas com o objetivo de controlar e aperfeiçoar os resultados do processo. Para isso, primeiramente, é imperativo aprender os meios existentes para aumentar a satisfação dos clientes, eliminar as variações dos processos e adquirir a excelência operacional. A Seis Sigma utiliza três metodologias chaves: “PDCA”, que significa planejar, executar, verificar e agir; “DMAIC”, definir, medir, analisar, melhorar e controlar; “DMADV”, definir, medir, analisar, desenhar e verificar.

Conceito e Objetivo

A metodologia Seis Sigma foi originada nos anos 80 pela Motorola. O programa se espalhou pelo mundo após excelentes resultados obtidos pela General Eletric em 1995, tornando-se, hoje em dia, uma das mais importantes metodologias para melhoramento e crescimento dos negócios. A mentalidade Seis Sigma inicia-se pelo entendimento daquilo que é crítico na qualidade dos resultados que conduz à satisfação do cliente, ao retorno financeiro dos acionistas e às vantagens competitivas de mercado. Ela aborda dois aspectos: a integração do fator humano e dos processos na melhoria dos negócios, e o foco na obtenção de resultados objetivos através de um método estruturado, que vincula ferramentas analíticas a uma

Relacionados