Metodologia

Páginas: 5 (1221 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
5. MATERIAIS E METODOS

O inexato manuseio do dreno de tórax pode motivar uma série de problemas que podem originar um aumento da morbidade, extensão da hospitalização e em alguns casos, a morte.
A inatigibilidade do sistema de drenagem são muito importantes para a estabilidade da execursão cardiopulmonar e da saúde e bem-estar do paciente.
Ainda que a inserção dodreno de tórax seja incubência médica, inumeros aspectos relacionados aos cuidados com esse tipo de dreno são de obrigação da equipe de enfermagem.
Os problemas são mais possíveis de acontecer se o dreno for manipulado por especialistas sem a mestria ou habilidade correta com base nesta concepção, é muito importante que o cuidado ao paciente com dreno de tórax seja fundamentado emdestaque científico a fim de advertir potenciais complicações e favorecer a segurança do paciente.
Com esta visão as pesquisadoras deste estudo pretendem promover uma pesquisa atraves de um questionario elaborado para destacar os cuidados necessários com os pacientes com dreno no torax, após essa etapa serão tabulados os dados, destacados os problemas e as soluções vistas no decorrer doestudo.

5.1 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

De acordo com o IBGE o municipio de Itabuna compoe-se de uma população estimada referente a 2014 de 218.925 habitantes, a area da unidade territorial é (km²) 401.028, a densidade demográfica (hab/km²) é de 473,50.
Conforme o Ministerio da fazenda a receita do municipios e de 172.466.465,20 e a despesa 165.645.847,86, o PIB ( ProdutoInterno Bruto )de Itabuna dividi-se em 3 (Três) áreas econômicas:
1. Agropecuaria - 16.298
2. Industria - 577.748
3. Seviços - 1.999.532
Segundo o Ministerio da Educação Itabuna estabelece uma quantidade de 2.213 professores, dividindo-se em: 589 no nivel pré-escolar, 1.394 no ensino fundamental e 230 no ensino médio. São cadastradas 285 escolas municipais, sendo 112 pré-escolar, 151ensino fundamental e 22 ensino medio. Os alunos matriculados na rede municipal de ensino totalizam em 42.494, distribuidos em 4.733 na pré-escola, 29.168 no ensino fundamental e 8.593 no ensino medio.
Com base na fonte de pesquisa existem no municipio 47 unidade de saúde municipal e 128 unidades privadas, a morbilidade hospitalar municipalse divide em 844 homens e 696 mulherestotalizando 1.540 pessoas.

5.2 OBJETIVO DE ESTUDO

Drenagem Torácica: esvaziamento de conteúdo líquido ou gasoso patologicamente retido na cavidade pleural.
Os tubos torácicos são usados em clientes nos quais é necessário retirar o conteúdo líquido ou gasoso patologicamente retido na cavidade pleural ou mediastínico.
Os diâmetros dos tubos são aferidos em medida francesa(F) (French).Os tubos mais calibrosos (20F a 36F) são usados para drenar sangue e secreções espessas,enquanto os mais finos (16F a 20F) são utilizados para retirar ar.Os sistemas de drenagem torácica podem ter um,dois ou três frascos cheio de água.O princípio é igual em todos eles,a vedação aquática com selo d’ água usa uma válvula unidirecional que possibilita que o ar deixe a cavidade pleural masimpede que volte,mantendo,desse modo,pressão negativa.




A drenagem deve preceder qualquer forma de abordagem invasiva na cavidade pleural, inicialmente, para se obter material para determinar a natureza do derrame e, ao mesmo tempo, permitir a localização exata da possível drenagem. No pneumotóraxhipertensivo é a forma de tratamento emergencial, com base no exame clínico. No pneumotórax residual pode ser a forma terapêutica definitiva e adequada.
Muitas vezes os pacientes gravemente enfermos apresentam piora do estado geral mesmo com o tratamento clínico ideal. Alguns destes pacientes podem apresentar derrame pleural que muitas vezes pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METODOLOGIA
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • METODOLOGIA
  • METODOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!