METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

Páginas: 34 (8478 palavras) Publicado: 29 de maio de 2015
METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA

UNIDADE 1
 Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos



As discussões acerca da necessidade de se adotar uma concepção de ensino-aprendizagem diferente daquela praticada no passado nos trouxe uma série de incertezas em relação à educação. De certo modo, essa desestabilização em que nos encontramos é interessante, pois...
 




Resposta Selecionada:
d. é ela que nos move em busca de soluções para os problemas que estão em debate.
Respostas:
a.
 sem ela correríamos o risco de ver o ensino cair na monotonia.

b.
 a partir dela podemos reiterar nossas concepções com justificativas cada vez melhores.

c.
 nem todos pensamos de modo igual, por isso cada um deve ensinar da maneira que achar correto.

d.
 é ela que nos move em busca de soluçõespara os problemas que estão em debate.

e.
 permite que verifiquemos a solidez das concepções vigentes.
 




Feedback da resposta:
 Quando estamos repletos de certezas em relação ao ensino, entramos em uma zona de conforto tal, que ficamos impedidos de perceber as lacunas e problemas existentes na realidade que nos cerca. As certezas não oferecem espaço para discussões e reflexões, além disso,tendem a perpetuar as práticas adotadas no modelo em que acreditam. É só quando surgem as dúvidas que nos mobilizamos para conhecer melhor a questão e propor as mudanças necessárias.




 Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos



As pesquisas realizadas por Emília Ferreiro, sob a orientação de Jean Piaget, trouxeram contribuições significativas para o ensino brasileiro. Entretanto, na apropriação dessaconcepção teórica houve várias interpretações equivocadas que, consequentemente, contribuíram para que tivéssemos resultados desastrosos nesse processo de mudança. Essa apropriação equivocada ocorreu principalmente porque...
 




Resposta Selecionada:
e.
 não houve investimento suficiente na formação dos professores para que estes entendessem os princípios norteadores dessa concepção deensino.
 

Respostas:
a.
 os estudos de Emília Ferreiro ainda eram superficiais e precisavam ser mais aprofundados por ela e por toda sua equipe de pesquisa.

b.
 Piaget era considerado um estudioso da área da psicologia e não da educação, por esse motivo não poderia contribuir com propostas de mudanças na educação.

c.
 as traduções dos documentos oficiais sobre os estudos de Ferreiro ainda nãoestavam disponíveis, o que gerou muita confusão.

d.
 Ferreiro e Piaget não são brasileiros, e, desconhecendo nossa realidade, realizaram estudos que estão distantes do nosso contexto nacional.

e.
 não houve investimento suficiente na formação dos professores para que estes entendessem os princípios norteadores dessa concepção de ensino.
 




Feedback da resposta:
No afã de colocar em prática, omais rápido possível, uma nova proposta de ensino, as escolas se apropriaram de conceitos, orientações e encaminhamentos dessa "nova" concepção de forma muito precipitada. O processo de formação de professores não recebeu a atenção que merecia e foram adotados alguns procedimentos que, além de muito diferentes daqueles até então praticados, não faziam muito sentido para os professores, a quempouco foi explicado sobre os motivos que geraram as mudanças propostas.




 Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos



Há entre os educadores um discurso recorrente que defende a necessidade de modificar o ensino. De um modo geral, os defensores dessa ideia são contra o ensino mecanizado, a repetição de modelos, a cópia, a memorização etc. Esse posicionamento se justifica por...
 




Resposta Selecionada:d.
 acreditar na necessidade de promover um ensino que possibilite ao aluno sair da passividade de seu processo de aprendizagem e caminhar em direção à atividade.
Respostas:
a.
 entender que o ensino atual necessita essencialmente da facilidade e da modernidade proporcionadas pelas tecnologias atuais.

b.
 compreender que o ensino precisa adaptar-se às exigências do mercado de trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa
  • Metodologia e Pratica do Ensino de Lingua Portuguesa 1
  • Metodologia de ensino da língua`portuguesa
  • Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • metodologia do ensino de língua portuguesa
  • Metodologia de ensino da lingua portuguesa
  • Metodologia do ensino da lingua portuguesa
  • Metodologia de ensino lingua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!