Metodologia e prática do ensino de língua portuguesa

Páginas: 3 (578 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Professoras Cecília Regina C. F. Coelho e Rita de Cássia G. Menegon
Aluna Telma Casssiano Leme

Escolha um dos conteúdos de leitura (Paginas 8a 19) e escreva um pequeno texto abordando o que aprendeu sobre o assunto, o que achou interessante, o que já utilizou se já trabalha em educação. Escreva utilizando vocabulário próprio, porémpodendo citar trechos do texto para exemplificar etc. Não serão aceitos trabalhos copiados.

“Segundo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra.”
(pag. 10 da apostila)

Além dasletras...

Umas das mais belas descobertas que se pode ter no processo de aprendizagem da leitura é quando se descobre o significado da leitura para sua vida. É quando as palavras vão além dos níveissilábicos, além da união de consoantes e vogais, de sílabas, de jogo de palavras que trazem algum sentido gramatical, mas ao caminho das descobertas, das curiosidades, das sensações que nos conduzem alugares inimagináveis. Lugares em que se não precisa ter regras para pensar, para conhecer porque é simplesmente ‘a minha leitura’, ‘o meu momento’, ‘o meu aprendizado’, ‘as minhas experiências’.Como professora que inicia a alfabetização, aos nossos pequenos iniciantes ao universo das letras, reconheço a importância da decodificação, da junção das letras, sílabas, da gramática, da alfabetizaçãoem si – e não estou me opondo a está prática pedagógica, porque a faço também. No entanto, muitas vezes apresentamos a necessidade desse aprendizado como monstros que nos perseguem e se nãodecifrarmos o enigma seremos capturados, torturados e penalizados. E quantos alunos não fogem dessa perseguição.
Como andar e o falar deveria ser o aprender a ler: aos poucos, respeitando o desenvolvimentode cada um, se identificando com as pessoas que os cerca, aprendendo dia a dia, sem imposições, sem penalizações e sem muito sacrifício.
É muito mais fácil ensinar o código escrito do que o prazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa
  • METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA
  • Metodologia e Pratica do Ensino de Lingua Portuguesa 1
  • Metodologia de ensino da língua`portuguesa
  • Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • metodologia do ensino de língua portuguesa
  • Metodologia de ensino da lingua portuguesa
  • Metodologia do ensino da lingua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!