metodologia visual

Páginas: 7 (1581 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
Que amplo espectro de processos, atividades, funções, atitudes, essa simples pergunta abrange! A lista é longa: perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. As conotações são multilaterais: da identificação de objetos simples ao uso de símbolos e da linguagem para conceituar, do pensamento indutivo ao dedutivo.

(CARÁTER ECONTEÚDO DO ALFABETISMO Visual; página 4).
A primeira experiência por que passa uma criança em seu processo de aprendizagem ocorre através da consciência tátil. Além desse conhecimento "manual", o reconhecimento inclui o olfato, a audição e o paladar, num intenso e fecundo contato com o meio ambiente. Esses sentidos são rapidamente intensificados e superados pelo plano icônicos — a capacidade dever, reconhecer e compreender, em termos visuais, as forças ambientais e emocionais. Nós o aceitamos sem nos darmos conta de que ele pode ser aperfeiçoado no processo básico de observação, ou ampliado até converter-se num incomparável instrumento de comunicação humana. Aceitamos a capacidade de ver da mesma maneira como a vivenciamos — sem esforço.
Para os que vêem, o processo requer pouca energia;os mecanismos fisiológicos são automáticos no sistema nervoso do homem. Não é difícil de detectar a tendência à informação visual no comportamento humano. Buscamos um reforço visual de nosso conhecimento por muitas razões; a mais importante delas é o caráter direto da informação, a proximidade da experiência real. Ver é uma experiência direta, e a utilização de dados visuais para transmitirinformações representa a máxima aproximação que podemos obter com relação à verdadeira natureza da realidade. As redes de televisão demonstraram sua escolha.
(A falsa dicotomia: belas-artes e artes aplicadas; pagina 5).
A experiência visual humana é fundamental no aprendizado para que possamos compreender o meio ambiente e reagir a ele; ainformação visual é o mais antigo registro da história compreender o meio ambiente e reagir a ele; a informação visual é o mais antigo registro da história tal como ele podia ser visto há cerca de trinta mil anos. O maior dos obstáculos com que se depara esse esforço é a classificação das artes visuais nas polaridades belas-artes e artes aplicadas. Em qualquer momento da história, a definição se deslocae modifica, reitora os mais constantes fatores de diferenciação costumem ser a utilidade e a estética.
A utilidade designa o design e a fabricação de objetos, materiais e demonstrações que respondam a necessidades básicas. Das culturas primitivas à tecnologia de fabricação extremamente avançada de nossos dias, passando pelas culturas antigas e contemporâneas, as necessidades básicas do homemsofreram poucas modificações. Na área do design e da fabricação das necessidades vitais básicas, supõe-se que todo membro da comunidade seja capaz não apenas de aprender a produzir, mas também de dar uma expressão individual e única a seu trabalho através do design e da decoração. Mas a expressão das próprias ideias é regida, primeiro, pelo processo de aprendizagem do ofício e, em segundo lugar,pelas exigências de funcionalidade. O importante é que o aprendizado seja essencial e aceito. A diferença mais citada entre o utilitário e o puramente artístico é o grau de motivação que leva à produção do belo. Esse é o domínio da estética, da indagação sobre a natureza da percepção sensorial, da experiência do belo e, talvez, da mera beleza artística.
A concepção contemporânea das artes visuaisavançou para além da mera polaridade entre as artes "belas" e as "aplicadas", e passou a abordar questões relativas à expressão subjetiva e à função objetiva, (tendendo, mais uma vez, à associação da interpretação individual com a expressão criadora como pertencente às “belas-artes”, e à resposta à finalidade e ao uso como pertencente ao âmbito das “artes aplicadas”).
Um artesão que modela um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia visual
  • Metodologia Visual
  • Metodologia visual
  • Metodologia de geografia para deficientes visuais
  • trabalho de metodologia visual
  • metodologia de identidade visual
  • Metodologia do ensino da arte-artes visuais
  • Metodologia visual aplicada ao design de moda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!