metodologia do trabalho cientifico

Páginas: 14 (3285 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013




INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTIFICA
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS-TEXTO COMPLEMENTAR




Profa. Especialita Ivoneide Benicio


Agosto/2013








Sumário

Apresentação



1. COMO PLANEJAR A PESQUISA
1.1 O planejamento operacional da pesquisa
1.2 Instrumentos de pesquisa
1.2.1Questionário12.2 Entrevista 09





2. BIBLIOGRAFIA 1205
06
07
08














APRESENTAÇÃO



Neste módulo, você terá uma nova oportunidade de aprendizagem, não apenas pela aquisição e troca de conhecimentos,sobretudo na tarefa acadêmica de elaboração de sua monografia.
Com esta iniciativa temos como objetivo principal orientá-lo na elaboração de seu projetode pesquisa e desenvolvimento de sua Monografia.
Este Módulo tem como função mostrar a você como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.
A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa, seja ela uma Monografia,Dissertação ou Tese, necessita, para que seusresultados sejam satisfatórios, estarem baseadas em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.
A pesquisa é um trabalho em processo não totalmente controlável ou previsível. Adotar uma metodologia significa escolher um caminho, um percurso global do espírito. O percurso, muitas vezes, requer ser reinventado a cada etapa. Precisamos, então, nãosomente de regras e sim de muita criatividade e imaginação.
Este texto complementar do Referencial Teórico- sobre Metodologia da Pesquisa fornece a você informações básicas de como coletar dados através de Instrumentos de pesquisas ,enfatizando entre eles, o Questionário , a Entrevista e a Observação.




Os tipos de pesquisa apresentados nas diversas classificações não sãoestanques. Uma mesma pesquisa pode estar, ao mesmo tempo, enquadrada em várias classificações, desde que obedeça aos requisitos inerentes a cada tipo.,como mostra o Quadro1


1. Quanto à
Natureza das
Variáveis

Qualitativas
Quantitativas


2. Quanto ao
Objetivo e
Grau do Problema

Exploratória
Descritiva
Causal
3. Quanto ao
Escopo
(Amplitude e
Profundidade)

Estudo de CasoEstudo de
Campo
Levantamento
Amostral

4. Quanto ao
Controle

Laboratório
Experimento de Campo

Quadro 1 - Classificação da Pesquisa

Nas pesquisas quantitativas predominam os métodos estatísticos, com utilização de variáveis bem definidas e cálculos, utilizando estatísticas descritivas e/ou inferenciais. Nas pesquisas qualitativas há uma predominância de classificações, de análises maisdissertativas, de menos cálculos. De qualquer forma, como sempre haverá explicações sobre fenômenos, cálculos e resultados quantitativos, as pesquisas têm em si os dois métodos. A classificação é, em alguns casos, sutil, mas na maioria das vezes se distingue pela predominância de técnicas analíticas quantitativas ou qualitativas, balizadas pelo próprio fenômeno estudado.
A maioria das pesquisasno Brasil (cerca de 80 a 90%) é de natureza qualitativa. Há um esforço das escolas com Programas stricto sensu -Mestrado ,Doutorado- de aumentar a proporcionalidade das pesquisas quantitativas, pois as modelagens utilizando métodos quantitativos sofisticados têm uma preferência nas menções honrosas e nas melhores revistas científicas.
As pesquisas exploratórias são usadas quando pouco se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de metodologia do trabalho cientifico
  • Metodologia do trabalho cientifico
  • Metodologia do trabalho científico
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
  • Metodologia do trabalho científico
  • metodologia do trabalho cientifico
  • Metodologia do trabalho cientifico
  • Síntese metodologia do trabalho cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!