METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO - UNIVERSIDADE,CIÊNCIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA: Antonio Joaquim Severino-23-ed. rev.e atual.-São Paulo: Cortez,2007.

505 palavras 3 páginas
Fichamento de Transcrição UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA
SEVERINO, Antonio Joaquim, 1941- Metodologia do Trabalho Cientifico – 23. Ed. rev. atual – São Paulo: Cortez, 2007.p. 22 - 36.
“O ensino no curso superior (...) visa atingir três objetivos, que são obviamente articulados entre si.O primeiro objetivo é o da formação de profissionais,(...) mediante o ensino/aprendizagem (...); o segundo objetivo é o da formação do cientista (...); e o terceiro objetivo (...) à formação do cidadão, pelo estímulo (...) de consciência, por parte do estudante, do sentido de sua existência histórica, pessoal e social.”
“Ao se propor atingir esses objetivos, a educação superior expressa sua destinação última que é contribuir para o aprimoramento da vida humana em sociedade.”
“É a própria dignidade humana que exige que se garanta a todos eles o compartilhar dos bens naturais, dos bens sociais e dos bens culturais (...)”
“Para dar conta desse compromisso, a Universidade desenvolve atividades especificas, quais sejam, o ensino, a pesquisa e a extensão. Atividades essas que devem ser perfeitamente articuladas entre si, (...)”
“De modo geral, a educação pode ser mesmo conceituada como o processo mediante o qual o conhecimento se produz, se reproduz, se conserva, se sistematiza, se organiza, se transmite e se universaliza, disseminando seus resultados no seio da sociedade (...)”
“Na Universidade, ensino, pesquisa, e extensão efetivamente se articulam, mas a partir da pesquisa,ou seja:só se aprende, só se ensina,pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da pesquisa”
“Por sua vez, a atividade de ensinar e aprender está intimamente vinculada a esse processo de construção de conhecimento (...)”
“(...) a atividade de pesquisa torna-se elemento fundamental e imprescindível no processo de ensino/aprendizagem (...)”
“(...) só se aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa. Mas ela tem ainda uma dimensão social:

Relacionados