Metodologia do trabalho científico em música

Páginas: 6 (1490 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CURSO DE MÚSICA

DISCIPLINA: Metodologia do trabalho científico em música

PROFESSOR:

ALUNO:

DATA: 17/11/2011

Laville, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed 1999. P. 30 a 49.

Informações sobre o autor

Christian Laville e JamesDionne, professores canadenses, da Université Laval, que adquiriram durante seus trabalhos experiência na área de metodologia da pesquisa, o que hes permitiu poder apresentar os princípios e as práticas de produção da pesquisa. 


A PESQUISA CIENTÍFICA HOJE

Desenvolvimento das ciências humanas e o positivismo

[...] foi com o modelo das ciências naturais e com o espírito do positivismo queas ciências humanas desenvolveram-se na última parte do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX. (p. 31)

Esse modelo metodológico, altamente valorizado na época, e a espécie de culto dedicado a ciência tão difundido então agourariam no futuro. As ciências humanas sofreram, todas, sua influência. Mas se sentiu, desde muito cedo, os limites desse modelo, algumas de suas ambigüidades e desuas inadequações [...]. (p.31)

O enfraquecimento do positivismo

[...] deixava a entender que a abordagem positivista poderia ser aplicada, com sucesso, a todos os objetos de conhecimento, tanto naturais quanto humanos. (p.31)

As ciências naturais e as ciências humanas tratam de objetos que não se parecem nem de longe. Com efeito, seus objetos são muitos diferentes, por seu grau decomplexidade e por sua facilidade de serem identificados [...]. (p.32)

[...] estimava que se devia ‘’considerar os fatos sociais como coisas’’ e que a mente apenas poderia compreender tais fatos ‘’com a condição de sair de si mesma, pela via de observação e de experimentações’’. (p.32)

Ora, a simples observação dos fatos humanos e sociais traz problemas que não se encontram nas ciências naturais.(p.32)

[...] o ser humano é ativo e livre, com suas próprias idéias, opiniões, preferências, valores, ambições, visão das coisas, conhecimentos..., que é capaz de agir e reagir. [...] corpos químicos submetidos à experimentação reagirão conforme sua natureza, que é previsível. Os seres humanos também reagirão conforme sua natureza, que, esta, não é previsível, pelo mesmo não tanto e nem da mesmamaneira. (p.33)

O positivismo mostrou-se, portanto, rapidamente enfraquecido, quando se desejou aplicá-lo no domínio do humano. (p.35)


O papel do pesquisador

[...] uma vez que os objetos de estudo pensam, agem e reagem, que são atores podendo orientar a situação de diversas maneiras, é igualmente o caso do pesquisador: ele também é um atos agindo e exercendo sua influência. (p.33)[...] pensamento positivista viam o pesquisador diferentemente. (p.34)

[...] o cientista põe questões para a natureza; mas que, assim que esta fala, ele deve se calar; deve constatar o que ela responde. (p.34)

Frente aos fatos sociais, têm preferências, inclinações, interesses particulares; interessa-se por eles e os considera a partir de seu sistema de valores. (p.34)

[...] em ciênciashumanas o pesquisador é mais que um observador objetivo: é um ator aí envolvido. (p.34)

[...] em ciências naturais, permite generalizar os resultados da experimentação — e, a partir daí, eventualmente definir leis — não e comumente possível em ciências humanas. Em ciências naturais, considera-se que um conhecimento e valido se, repetindo a experiência tantas vezes quanto necessário e nas mesmascondições, chega-se aos mesmos resultados. Como fazer quando, em ciências humanas, o número e a complexidade dos fatores em questão tornam difícil e, às vezes, impossível o fato de reconhecê-los com exatidão e, então,
controlá-los? (p.35)

Ciências naturais

[...] as ciências naturais também haviam começado a se sentir limitadas no quadro do positivismo. (p.36)

O conhecimento total e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho metodologia do trabalho científico
  • trabalho de metodologia do trabalho cientifico
  • Metodologia do trabalho cientifico
  • Metodologia do trabalho científico
  • METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
  • Metodologia do trabalho científico
  • metodologia do trabalho cientifico
  • Metodologia do trabalho cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!