Metodologia do Trabalho Cieentifico

796 palavras 4 páginas
FACULDADE DE E TECNOLOGIA E CIÊNCIA - FTC EAD
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Ângelo
André
Angélica
Reginaldo
Regimilson
Uelton

UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A “REFLEXÃO” COMO CONCEITO
ESTRUTURANTE NA FORMAÇÃO DOCENTE
KENNETH M. ZEICHNER

Salvador
2010

Ângelo
André
Angélica
Reginaldo
Regimilson
Uelton

UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A “REFLEXÃO” COMO CONCEITO
ESTRUTURANTE NA FORMAÇÃO DOCENTE
KENNETH M. ZEICHNER

Atividade Teórica Pratica apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática, Faculdade de tecnologia e Ciência – FTC EAD, como requisito parcial para obtenção da Graduação em Matemática.

1º Etapa
Em equipe, análise crítica do texto de Kenneth Zeichner sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Destaque: tema, problema, tese, objetivo do autor.

Tema

Visa despertar no graduando a reflexão de si mesmo como docente e suas futuras práticas pedagógicas, de modo a conscientizar para que não seja mera peça nas engrenagens das demandas econômicas e to seu desenvolvimento docente-reflexivo-intectual seja só para ambição de uma pequena classe.

Problema

O autor observa nas suas experiências lacunas na formação dos docentes, não de ordem técnica, mas na visão obscura de educação, ou seja, não possui real discernimento da dimensão no contexto onde se encontra e suas variáveis a níveis globais. Com o passar dos tempos eles só estavam reproduzindo de algum modo o modelo neoliberal do capitalismo mesmo que sutilmente.

Tese

Ken enfatiza a defesa que a formação de profissionais reflexivos não deve pautar-se nas demandas econômicas da sociedade, apesar de algum modo estar intrinsecamente ligado, e, sim, na sua formação integral e pessoal onde os docentes se tornariam críticos reflexivos. Transmitindo isso para os educandos desabrocharem transformando a realidade e não apenas se encaixando num quebra-cabeça já engendrado,

Relacionados