Metodologia Do Trabalho Acadêmico

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
ESQUEMA DE APOIO
TRABALHO ACADEMICO
PASSO A PASSO
1- Propor um problema ;
2- Planejar ;
3- Investigar dados e evidências;
4- Concluir;
5- Comunicar resultados.
Resumo – ultimo a ser feito
Introdução ao assunto
O que vai ser feito
Metodologia
Como foi feito
Desenvolvimento
O trabalho em si – dados e evigências
Discussão
Análise/estabelecer explicações
Conclusão/ConsideraçõesDefender e construir argumentos
Referências

PARA LEITURA DE ESTUDO

REFLETINDO SOBRE O CARÁTER INVESTIGATIVO
Quando se fala de ensino de Ciências por investigação, está se falando de estratégias de ensino e aprendizagem diferentes das que têm sido mais frequentemente utilizadas nas escolas. Mas afinal, o que é ensinar por investigação? Por que ensinar por investigação? Em que sentido o usode atividades investigativas pode ajudar a solucionar problemas enfrentados na sala de aula?

QUE É ENSINO POR INVESTIGAÇÃO?
A atividade de caráter investigativo é uma estratégia, entre outras, que o professor utiliza para diversificar sua prática no cotidiano escolar. Tal estratégia engloba quaisquer atividades, que, basicamente centradas no aluno, possibilitam o desenvolvimento da autonomiae da capacidade de tomar decisões, de avaliar e de resolver problemas, apropriando-se de conceitos e teorias das Ciências da natureza, sociais, etc...
Pode-se considerar a investigação como uma atividade que depende da habilidade não só de construir questões sobre o mundo natural, mas também de buscar respostas para essas questões. Aprender a investigar envolve aprender a observar, planejar,levantar hipóteses, realizar medidas, interpretar dados, refletir e construir explicações de caráter teórico. Contudo, essas habilidades não precisam ser trabalhadas simultaneamente, de uma vez só ou numa única atividade.
No ensino de Ciências por investigação, os estudantes interagem, exploram e experimentam o mundo natural, mas não são abandonados a própria sorte, nem ficam restritos a umamanipulação ativista e puramente lúdica. Eles são inseridos em processos investigativos, envolvem-se na própria aprendizagem, constroem questões, elaboram hipóteses, analisam evidências, tiram conclusões, comunicam resultados. Nessa perspectiva, a aprendizagem de procedimentos ultrapassa a mera execução de certo tipo de tarefas, tornando-se uma oportunidade para desenvolver novas compreensões,significados e conhecimentos do conteúdo ensinado (Maués e Lima, 2006).
As atividades de caráter investigativo implicam, inicialmente, a proposição de situações-problemas, que, então orientam e acompanham todo o processo de investigação. Nesse contexto o professor desempenha o papel de guia e de orientador das atividades – é ele quem propõe e discute questões, contribui para o planejamento dainvestigação dos alunos, orienta o levantamento de evidências e explicações teóricas, possibilita a discussão e a argumentação entre os estudantes, introduz conceitos e promove a sistematização do conhecimento. Consequentemente, o professor oportuniza, de forma significativa, a vivência de experiências pelos estudantes, permitindo-lhes, assim, a construção de novos conhecimentos acerca do que está sendoinvestigado.

PORQUE INVESTIGAR?
A Ciência possui processos e produtos. Os processos estão relacionados à forma como os conceitos e teorias são utilizados, enquanto os produtos são novos conceitos e teorias, além de fatos e artefatos tecnológicos. O conhecimento em Ciências não pode ser reduzido ao conhecimento apenas de fatos e conceitos – inclusive porque processos e produtos sãointerdependentes. É fundamental, pois, que os estudantes, ao longo da sua vida escolar, gradativamente, desenvolvam um entendimento da natureza das explicações, dos modelos e das teorias científicas, bem como das práticas utilizadas para gerar esses produtos.
Em outras palavras, todos os estudantes têm direto de aprender estratégias para pensar cientificamente. Durante o processo de escolarização, além da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pedagogia metodologia do trabalho academico
  • resumo metodologia do trabalho academico
  • metodologia para trabalhos academicos
  • Metodologia do trabalho acadêmico
  • METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
  • Metodologia trabalho academico
  • Metodologia do trabalho acadêmico
  • A1 Metodologia Trabalho Academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!