METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Páginas: 15 (3568 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
EVELISE CRISTINA BALBINO – 1125885
Ensino de Inglês e Literatura Inglesa e Norte Americana








METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Orientador:

Centro Universitário Claretiano




CURITIBA – 2013
RESUMO

O presente artigo tem como objetivo principal mostrar a trajetória do ensina língua inglesa e a importância da maneira como os conteúdos devem ser selecionadospelo professor ao planejar suas aulas, sendo que este deve estar evoluído, na busca de torná-lo significativo e atrativo ao aluno. Ainda no que diz respeito à disciplina do currículo de língua inglesa, tratar da dificuldade do aluno em não compreender a necessidade cultural de adesão da língua inglesa por se tratar de língua universal, sendo assim facilitador da comunicação.


Palavras Chaves:Língua Inglesa; Professor; Recursos Visuais; Alunos; Atrativo;










INTRODUÇÃO

Diante do fato do Brasil ter sido, desde o princípio, um país colonizado, não podemos esquecer os jesuítas, que durantes duzentos e dez anos conduziram a educação brasileira, até que ministro Marquês de Pombal idealizasse o alvará que resultou na reforma Pombalina, assinado pelo então rei D. José I de28 de junho de 1759, que tinha como objetivo dar ao estado as rédeas na educação secundária da colônia. A tentativa não gerou grandes resultados porque o sistema de ensino se tornou pouco eficiente e organizado.
Algumas mudanças na educação brasileira ocorreram diante da chegada de Dom João VI no Brasil, que criou os primeiros cursos superiores não teológicos, com o objetivo de formar oficiais,engenheiros, civis, militares, médicos e arquitetos. Foram fundados ainda a Biblioteca Pública, o Museu Nacional, o Teatro Real de São João e a Imprensa Régia.
Entretanto, estas mesmas mudanças em pouco alteraram a qualidade do ensino primário e secundário no Brasil, já que os cursos criados por Dom João VI tinham como objetivo a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. O ensinosecundário, principalmente, era privilégio da elite da corte e uma minoria latifundiária.
Como o objetivo de tornar próspera a instrução, em 22 de junho de 1809 o Príncipe Regente assinou uma cadeira que criava uma cadeira de língua inglesa e outra de língua francesa, mas os conteúdos, ainda que formulados de maneira literária e humanista, eram voltados para atender fins práticos, como o comércio emportos.
Entre as ações oficiais, vale destacar a fundação do Colégio de Pedro II, que foi pioneiro na obrigatoriedade da disciplina de Língua Inglesa no currículo escolar.
Segundo Paiva (2003) A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) Nacional de 1961 e 1971 deixam de lado as línguas estrangeiras não incluindo-as como obrigatórias, deixando que o conselho de cada estado decida sobre o assunto. Mais tardeoutras leis foram formuladas, mas nunca dando a devida importância ao tema.
Com a chegada da Linguística no Brasil, no início da década de 60, setores não governamentais passaram a intervir no panorama do ensino de línguas estrangeiras, principalmente da língua inglesa. Neste mesmo período é lançada a Revista Estudos e em meados desta mesma década, o Centro de Linguística Aplicada, ambos criadospelo Departamento de Estudos e Pesquisas do Instituto de idiomas Yázigi. No final do século XX, em novembro de 1996 a ALAB (Associação de Linguística Aplicada no Brasil) promove o primeiro (ENAPLE) Encontro Nacional de linguística de Política de Ensino de Línguas, que tem como objetivo propor um plano emergencial para o ensino de línguas no país, pois segundo a Associação, todo brasileiro temdireito a cidadania plena, que no mundo atual, inclui a aprendizagem de línguas estrangeiras, buscando a formação integral do aluno.
Após a primeira ENAPLE, é promulgada a nova LDB, a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, tornando obrigatório o ensino da língua estrangeira a partir da quinta série do Ensino Fundamental e estabelece que no Ensino Médio será incluída uma língua estrangeira moderna...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O USO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
  • A M SICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA
  • Metodologia de Ensino da Língua Inglesa
  • PRÁTICAS METODOLOGIAS ADOTADAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
  • O ensino da língua inglesa
  • Metodologia da Língua Inglesa
  • Música no ensino de Língua Inglesa
  • Língua Inglesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!