Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

Páginas: 29 (7072 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2014
Universidade de São Paulo
Disciplina: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa II
Professor Sandoval Nonato








Trabalho

O TEXTO LITERÁRIO NA AULA DE LITERATURA








Maria Alessandra Rossetti Peixinho
Nº USP 3750361







Novembro
2010
1. Introdução

A intenção deste trabalho é constituir um projeto de ensino de Literatura para a1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de período noturno, desenvolvendo uma proposta educacional interessante para o público jovem que já nasceu interagindo com os múltiplos suportes eletrônicos.
Este projeto certamente possibilitará uma auto-avaliação, já que seu objetivo não será o de somente registrar observações, mas de propor ações educacionais efetivas, o que acrescentará aoestágio análises bastante interessantes para a prática profissional futura.
O conceito central discutido durante as aulas na universidade e que repercute no estágio é a expansão do conceito de literatura e, consequentemente, de leitura à luz de novas teorias linguísticas, e o pensar do professor sobre atividades criativas e inovadoras, de forma que os alunos possam ligar as atividades da sala de aulaao seu cotidiano.
Sabemos que muitas vezes a ausência de criatividade do professor para desenvolver novas atividades se dá através de um longo processo de acomodação e alienação advindas de práticas pedagógicas ultrapassadas e de um sistema ambíguo que reiteradamente cobra aplicação e eficiência destes, mas oferece baixa remuneração e poucos recursos materiais ao profissional.
De qualquerforma, é importante destacar que para empreendermos um projeto de formação em Literatura a partir da prática de leitura é imprescindível saber que entre a pessoa que lê e o texto há o estabelecimento de uma espécie de comunhão baseada no prazer, na identificação, no interesse e na liberdade de interpretação. É necessário também que haja esforço, e que este se justifica e se legitima justamente atravésda comunhão anteriormente estabelecida.
Por fim, falar em Literatura significa remeter, obrigatoriamente, à ficção. Sempre que entramos no terreno da ficcionalidade, abdicamos da tentativa de ver o mundo do ponto de vista objetivo, através de uma lógica sistemática e de um pensamento analítico – em resumo, o modelo característico dos livros didáticos e veiculadas na escola.
É esta a função doprofessor: desenvolver nos alunos o prazer da leitura, capacitando-os, direcionando-os, tornando-os cidadãos críticos, formadores de opinião e, acima de tudo, imbuídos de valores humanistas.

1. Sobre o contexto escolar

1.1. A escola
A escola localiza-se na área central de São Paulo, próximo à faixa boêmia que caracteriza o bairro de Santa Cecília. Os alunos são moradores, principalmente,deste entorno e, tanto eles como seus pais, participam ativamente das atividades propostas pela escola.
O prédio não possui as pichações que muitas vezes caracterizam as escolas públicas. É constituído de um hall de entrada com abrigo exterior para a chuva, telefones públicos, recepção, anfiteatro, biblioteca, cantina, lanchonete e quadra de esportes. Abaixo deste pavimento encontraremos asecretaria e parte dos banheiros femininos e masculinos.
Dois andares acima há vinte salas de aula utilizadas nos diferentes períodos. Três delas são diferenciadas e utilizadas para outros fins: coordenação pedagógica, sala de informática e sala de professores.
São 650 alunos por período, o que representa um total de quase 2000 alunos distribuídos por 51 salas. Em média, há 40 vagas por sala.
Não foiverificado nenhum acesso diferenciado para pessoas portadoras de deficiência.
Vale ressaltar que em termos de equipamentos eletro-eletrônicos, a escola possui: máquina copiadora, DVD Player, vídeo-cassete, projetor multimídia e CD Player.

1.1.1. A sala de aula
A sala de aula é composta de quarenta mesas e cadeiras em fórmica. Os alunos parecem fazer uma espécie de “revezamento” para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodologia do ensino de língua portuguesa
  • Metodologia de ensino da lingua portuguesa
  • Metodologia do ensino da lingua portuguesa
  • Metodologia de ensino lingua portuguesa
  • Metodologia do ensino da lingua portuguesa
  • Metodologia de ensino de língua portuguesa
  • Metodologia do ensino da lingua portuguesa
  • Metodologia e prática do ensino de língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!