Metodologia de marx : exposição e investigação

Páginas: 11 (2616 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
Introdução
Este trabalho possui a finalidade de esclarecer os metados que Marx utiliza para compreender a relidade de forma objetiva e verdadeira, que é o metado de investigação e da esposição onde se parte do abstrato para se chegar ao concreto.
Neste trabalho será encontrado a visão de abstrado, concreto, valor, utilidade, mercadorias, enfim todos os elementos nescessários para se comprendero sistema capitalista de forma mais real possivel.
Marx parte do estudo da mercadoria para compreender a realidade, por acha-lá um elemento mais vacil de se poder entender o capitalismo. Para isto ele a isola da forma mais isolada possivel dos outros elementos, apesar de saber que ela não existe fora do real. No proprio livro o capital o autor começa falando da mercadoria.

Marx tentacompreender a realidade como de fato ela é, se apropriando dela através do pensamento objetivo. Ele busca a realidade objetiva, conhecer, aprender as formas nas quais a realidade se apresenta através da investigação.
Muitas vezes nossos pensamentos não mostram de fato como é a sociedade desde modo o pensamento empírico não é de todo suficiente para se compreender a realidade. È preciso haver investigaçãopara se sair do abstrato e se chegar ao concreto.
Chamamos de abstrato o conceito que criamos para cada coisa. Para Marx o abstrato é mais fácil para se estudar e analisar a sociedade, pois quando se estuda a realidade por partes se chega mais fácil ao resultado e o endente melhor, mesmo sabendo que ela não é descarada do todo.
Para Marx a população é uma abstração e para compreendê-la elereconhecia a necessidade de estudar o empírico, o imediato, o real. Mas via nesse contado uma condição necessária, nunca suficiente, para que o pensamento viesse a reproduzir a realidade.
O real nunca se apresenta para o observador empiricamente (de modo imediato). No caso da população, por exemplo, o todo é desarticulado, desestruturado, pois não se apresenta no momento inicial suas conexõesinternas, sejam quais forem às relações e determinações entre elementos que o entregam.
Surge daí a necessidade de se criar um método que permita ao pensamento apoderar-se do real tal qual é, e não de sua aparência, um todo articulado, isso é, de como se mostra inicialmente ao observador e que o pensamento consiga aprender o real com suas múltiplas conexões interna.
Ao cientista só resta decomporidealmente a realidade, fragmentá-la no plano do pensamento. Partindo do mais simples ele compreenderá o todo e chegando ao mais complexo. Por este motivo Marx parte da análise da Mercadoria para analisar o capitalismo por ser um objeto externo, uma coisa, a qual pelas suas propriedades satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie, sendo assim útil sob qualquer aspecto.
A abstração nesteestudo será fato provisório, partirá dela para encontrar pouco a pouco novos elementos para compreender o complexo, que é o sistema capitalista no caso. O pensamento vai estabelecendo, ficando cada vez mais concreto.
No final se chegará ao concreto pensamento, que nada mais é do que a representação ideal da realidade após uma rigorosa investigação onde se supera as ideologias e retira o véu dasaparências. Ao passar do abstrato ao concreto ocorre a reprodução idealmente do real.
O concreto para Marx é concreto por ser síntese de múltiplas determinações, unidade da diversidade. Essa progressiva passagem do simples ao complexo, do abstrato ao concreto, é de acordo com Marx o método científico correto.
A mercantilização da economia pressupõe a divisão do trabalho e a propriedade privada.Estes dois elementos implicam que os diferentes trabalhos sejam trocados entre si, ou seja, ocorre a relação social entre os indivíduos.
O movimento das categorias surge como verdadeiro ato de produção dando origem ao mundo, sendo exato na medida da totalidade concreta enquanto totalidade pensada, enquanto representação mental do concreto é de fato um produto do pensamento, um produto da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de investigaçao
  • metodologias de investigacao
  • Metodologia da Investigação
  • Metodologia da investigação
  • metodologias de investigação
  • Metodologia investigação Cientifica
  • A investigação dos temas geradores e sua metodologia
  • metodologia de investigação cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!