Metodologia de desenvolvimento e implementação do sig e implementação e avaliação do sig

Páginas: 8 (1806 palavras) Publicado: 10 de maio de 2013
METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SIG E IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DO SIG

1. Dê três exemplos de diferentes tipos de conhecimento que estarão influenciando a sua atitude de pesquisador, no seu trabalho de pesquisa. Explique cada uma das suas escolhas. De que forma você adquiriu/adquirirá este conhecimento?

De acordo com Marconi e Lakatos (2010, p. 59), o conhecimento é arelação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer. Ou seja, conhecimento é a relação da racionalidade (homem) com o meio, a obra (um determinado objeto).

a) Conhecimento empírico
É aquele baseado na experiência cotidiana da espécie, transmitido de geração para geração e na maioria das vezes relacionado às práticas quepossibilitam ou facilitam sua sobrevivência.
Conforme Marconi e Lakatos (2010, p. 60), é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem haver refletido sobre algo. É valorativo, reflexivo, assistemático, verificável e falível.
Tem como características:
* Sensitivo - Depende da vivência, emoções
* Subjetivo -conforme os sentimentos da pessoa
* Assistemático - não há sistematização
* Acrítico - não há discussão sobre eles
* Superficial - De acordo com a aparência

b) Conhecimento filosófico

É caracterizado pelo uso da razão, do raciocínio e da reflexão para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própriarazão humana.
É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Surge a partir da reflexão e dos referenciais macroestruturais (paradigmas) adotados. Exemplos: Liberdade - o que é ? • Moral e Ética - o que é ? • Sociedade - qual a melhor forma.
c) Conhecimento científico

O conhecimento científico é real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda"forma de existência que se manifesta de algum modo" (FERRARI, 1974, p. 14).
Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e nãoconhecimentos dispersos e desconexos.
Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.
Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular oacervo de teoria existente (MARCONI; LAKATOS, 2010, p. 57).
Características do Conhecimento Científico
* Real - Se refere a ocorrências ou fatos
* Contingente - Trabalha com ensaios e experiências
* Sistemático - conhecimento logicamente ordenado
* Verificável - pode ser testado
* Falível - está em permanente evolução
* Aproxim. exato - provisoriamente aceitoEsse conhecimento será adquirido através de estudos, observações, experiências, análises, etc., sem deixar de buscar aperfeiçoar sempre, pois o conhecimento é algo que está evolui cotidianamente.

2. Comente sobre as principais características e os princípios do conhecimento científico e como você pretende considerá-lo no seu trabalho.

Os princípios do conhecimento científico devem seruniversais. Por exemplo a evolução é um grande princípio da biologia, e a sua universabilidade estende-se tanto ao conhecido como ao desconhecido. As leis são consequências dedutíveis dos princípios, aplicáveis a categorias definidas ou fixas de fenômenos, como por exemplo, a lei da gravitação universal.
Como principais características ou fatores do conhecimento científico temos:

a. refere-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPLEMENTAÇAO E AVALIAÇAO DO SIG
  • Implementação de sig
  • Implementação de um sig
  • AVALIAÇÃO DO CUSTO-BENEFÍCIO DA IMPLEMENTAÇÃO DE SIG (ERPs) EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO LONGO PRAZO.
  • Sig como ambiente de análise e avaliação da implementação do centro de tratamento de resíduos sólidos urbanos...
  • Pi
  • Metodologia de BD Georreferenciado em SIG
  • MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DA GpR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!