Metodologia de desenvolvimento ágil

Páginas: 12 (2915 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
“Convencendo sua empresa a ser ágil”

MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Metodologia de Desenvolvimento Ágil

Prof. Marden Neubert

Aluno:
Fabio José Ramos de Lima – RM: 42243


Data de Entrega: 04 de Novembro de 2011

Índice

1. Introdução............................................................................................ 3

2. Minhaexperiência com o modelo cascata........................................... 4

3. Conceitos sobre Metodologias Ágeis....................................................6

4. Alguns argumentos para se tornar Ágil................................................ 8

5. Conclusão.............................................................................................9

6. ReferênciasBibliográficas..................................................................10




1. Introdução

Escolhi o tema “Convencendo sua empresa a ser Ágil” por achar desafiador. Convencer não é uma tarefa fácil. Exige saber persuadir alguém ou a si mesmo. Significa aceitar uma idéia ou admitir um fato, por meio de razões ou argumentos, de preferência,bem fundados. Isso realmente não é fácil. Porém, lendo alguns artigos e considerando o que foi exposto em sala de aula, tentarei defender alguns bons argumentos sobre os Modelos Ágeis aplicados no desenvolvimento de software.

.


2. Minha experiência com o modelo cascata.

Em tese qualquer metodologia deveria ser implantada analisando-se a realidade de cada empresa, considerando suavelocidade de desenvolvimento, seu time de profissionais e sua cultura [PRESSMAN, 2011]. Essas questões parecem óbvias, mas na maioria das vezes não é isso que acontece quando se decide implantar uma metodologia na empresa. Neste tópico quero descrever minha experiência com o modelo de desenvolvimento de software em cascata aplicado em uma das empresas que trabalhei, entre os anos de 2000 e 2006.A experiência me mostrou que podem acontecer duas coisas quando algumas empresas tentam implantar uma metodologia sem considerar os fatores importantes descritos no inicio deste tópico. A primeira é que a maioria dos desenvolvedores geralmente não segue metodologias ou relutam para segui-las. A segunda é que algumas empresas esperam que ao implantar uma metodologia, os problemas relacionados aodesenvolvimento de software, serão resolvidos automaticamente como uma receita de bolo seguida conforme foi definido e escrito.
Eu participei efetivamente da implantação de uma metodologia com foco em testes em uma grande empresa multinacional. A plataforma tecnológica da empresa era e ainda é 90% em mainframe. Em 2002 a empresa tinha uma metodologia de desenvolvimento de sistema em modelocascata implantada, porém, poucas pessoas usavam, porque na prática, ela era “opcional”. Os projetos eram classificados por quantidade de horas. Os projetos pequenos até trezentas horas. Os projetos médios acima de trezentas e até setecentas horas. Os projetos grandes acima de setecentas horas. Eu mencionei “opcional” a utilização da metodologia porque para os projetos pequenos não eram exigidas grandesdocumentações. Apenas um documento descrevendo o escopo do projeto, outro documento descrevendo as necessidades funcionais do sistema e fluxos dos programas. Por ser mais simples a documentação, muitos profissionais adotaram a pratica de dividir um projeto médio ou grande em “projetos pequenos”, não para facilitar o desenvolvimento do projeto, mas sim para não preencher um monte de documentos queeram exigidos quando o projeto era classificado como médio ou grande.
Nessa época, a maturidade da empresa para desenvolver software estava baseada em entender a solução técnica necessária, descrever a solução com o programador e alterar ou construir o código. A maioria dos profissionais não sabia como classificar e entender o que de fato significava requisitos. O que todos faziam na empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia para Desenvolvimento Ágil XP
  • METODOLOGIA ÁGIL DE DESENVOLVIMENTO
  • Metodologia Ágil de Desenvolvimento Crystal
  • Scrum
  • metodologia agil de desenvolvimento de software
  • Scrum: metodologia agil para desenvolvimento de software
  • Análise da metodologia ágil scrum no desenvolvimento de software para o agronegócio
  • Características do desenvolvimento de software utilizando metodologia ágil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!