Metodologia de análise de sistemas

Páginas: 7 (1643 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
ENGENHARIA DE SISTEMAS




ADILSON ROSA LOPES





TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE NOTAS DO MÓDULO: METODOLOGIA DE ANÁLISE DE SISTEMAS




VILA VELHA - ES
2011
ADILSON ROSA LOPES


TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE NOTAS DO MÓDULO: METODOLOGIA DE ANÁLISE DE SISTEMAS

VILA VELHA - ES2011
Introdução
A análise de sistemas surgiu da necessidade do controle das práticas administrativas em grandes empresas. Da necessidade de manipulação racional e eficiente de grande quantidade de dados. Tal necessidade se tornou mais evidente depois da primeira guerra, com o crescimento das organizações.
A definição de sistema sugerida pelo American National Standards Institute (ANSI) é:“Sistema, para processamento de dados, é o conjunto de pessoas, máquinas e métodos organizados de modo a cumprir um certo número de funções específicas.”
Antes da segunda revolução industrial, ou a informatização da sociedade, os computadores eram de domínio de cientistas e militares. Foram duas as principais mudanças sociais e econômicas após esta revolução:
concentração da produção e aumentoda capacidade produtiva com o domínio da energia e o maior aproveitamento das máquinas e processos.
Consequente a isso, surgiu a necessidade de uma gestão mais integrada e descentralizada. Para descentralizar, dividiram-se as tarefas da organização: produção, contábil, relacionamento com clientes, finanças, pessoal, etc. Para promover a integração, foi necessário evoluir a comunicação. Pois, nocomeço, poucos se comunicavam com poucos e informações inúteis eram passadas juntamente com as que interessavam a quem recebia. Foi preciso focar em “o que comunicar e a quem”, e, então, aprimorou-se a técnica da comunicação escrita, principalmente por meio de formulários.
Na comunicação havia muita perda de informação, isso levou à necessidade de administrar a informação. Criaram-se, portanto,procedimentos de tratamento, produção e controle da informação.
Começava-se então a segunda revolução industrial – utilização de equipamentos mecânicos e elétricos para processamento e armazenamento informação. Logo, surgiu a necessidade de aumentar a capacidade do homem de manusear e processar a informação. Passou-se então a estrutura organizacional, focando a dinâmica da informação. O estudo dasorganizações, através da análise de sistemas e sua consequente informatização, permitiu o domínio da complexidade das grandes organizações.

Modelos de ciclo de vida
Modelo em cascata (clássico ou linear): as fases são realizadas sequencialmente. Eventualmente, pode haver retroalimentação de uma fase para anterior. As fases são: levantamento de requisitos, análise de requisitos, projeto,implementação, testes e implantação.
Modelo Iterativo e Incremental: proposto para corrigir os problemas do modelo em cascata. Divide o desenvolvimento em ciclos. Em cada ciclo pode-se identificar as fases de análise, implementação e testes. Na abordagem em cascata, cada fase é realizada apenas uma vez. O modelo iterativo e incremental incentiva muito a participação do usuário nas atividades dedesenvolvimento, diminuindo interpretações erradas em relação aos requisitos levantados. Isso facilita o gerenciamento dos riscos do projeto.

Desenvolvimento Iterativo e Incremental
O ciclo de vida do processo de desenvolvimento iterativo e incremental pode ser estudado segundo duas dimensões: Temporal e de atividades.

Figura 1: dimensões do ciclo de vida do processo iterativo e incremental
Nadimensão temporal o processo está estruturado em fases:
Concepção: são definidos a ideia geral do sistema e o escopo do desenvolvimento.
Elaboração: define-se como o sistema será construído, realiza-se a análise do domínio do negócio (área do conhecimento na qual um sistema será desenvolvido) e ordenam-se os requisitos considerando prioridade e risco.
Construção: desenvolve-se mais a análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de análise de sistemas
  • metodologia para sistemas
  • Analise de metodologia
  • Aplicação da metodologia fmea para realização de análise de falhas em um sistema de pontes de...
  • Analise de sistemas
  • Analise de sistemas
  • Analise de sistemas
  • Analise de sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!