Metodologia da pesquisa científica - dança

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 2 de junho de 2011
A dança é uma das mais antigas formas de arte, retratada até mesmo em pinturas das cavernas pré-históricas.
Dançavam para se exprimir, comemorar ou como ritual, não se sabe, mas algumas figuras pintadas sugerem os mesmos movimentos que hoje vemos como em pistas de danças.
Tudo começou com as primitivas sociedades tribais. Para aquela gente, a dança era uma atividade comum e todos delaparticipavam.
Ma danças e ritmos eram puros e simples, mas fortes, assim como as emoções exprimidas. Aqueles dançarinos nos deram o nosso primeiro tambor – um tronco oco, batido com pau, para manter todos se movendo juntos.
As danças primitivas eram dançadas principalmente, como ritual, e se constituíam em acontecimentos freqüentes.
A sociedade tribal dançava para comemorar a colheita, para adorar osdeuses, para pedir sol ou chuva, para aumentar a fertilidade ou apressar as curas, em resumo para expressar seus sentimentos e reações a cada setor da vida humana.
‘’’’’

Anterior ao surgimento da dança moderna, a dança clássica era a maior expressão artística do movimento corporal nos palcos do mundo com sua estética de elevação, equilíbrio, harmonia, elegância e graça, utilizando passospreexistentes. Ao contrário, a dança moderna vem produzir uma estética de movimentos baseada nas ações cotidianas do homem contemporâneo, considerando seu histórico sociocultural e afetivo.
Assim, ela surgiu como uma ruptura nos padrões rigorosos do academicismo, pesquisando-se novos caminhos pela arte para a expressão humana através do movimento corporal. Os dois maiores precursores da dança modernaforam Émile Jaques-Dalcroze e François Delsarte.
Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) foi professor de música, nascido na cidade de Viena na Áustria. Dalcroze desenvolveu um sistema de treinamento de sensibilização musical, denominado eurritmia, no qual tinha a função de transformar o ritmo em movimentos corporais, uma ginástica rítmica. Jaques-Dalcroze afirmava que toda atividade visual ou auditivacomeça com um simples registro de imagens e sons, e as faculdades receptoras do olho e do ouvido vão somente desenvolver uma atividade estética quando o sentido muscular estiver suficientemente desenvolvido para converter sensações registradas em movimento, pretendendo usar movimentos corporais para demonstrar a percepção e compreensão do ritmo, afirmando que o som podia ser percebido porqualquer parte do corpo. Teve como seus maiores discípulos Rudolf Von Laban e Mary Wigman.
No início do século XX, Rudolf Von Laban (1879-1958), lança as bases de uma nova dança, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espaço, tempo, peso e fluência. Ele propôs um espaço tridimensional diferente daquele plano limitado pela platéia, servindo de referência para o dançarino, organizandoo movimento em volume com diversas direções, em forma de um icosaedro. Em sua teoria, o espaço é concebido a partir do corpo do bailarino e dos limites do seu entorno, desta forma o dançarino poderia se movimentar livremente no espaço, independente do seu deslocamento, guiando-se, então, pela kinesfera, que é a demarcação dos limites de extensões dos membros do corpo humano em relação ao próprioeixo. Seu estudo possibilitou desvencilhar o movimento corporal da arte dramática, da música e das demais possibilidades de passos preestabelecidos. Laban define duas formas de ações corporais básicas, em que todo movimento as possui, estas formas são: Recolher e Espalhar. O movimento de Recolher parte da periferia do corpo para o seu centro, denominado movimento centrípeto, e, o movimento deEspalhar, que parte do tronco para as extremidades é denominado movimento centrífugo. Laban influenciou artistas como Mary Wigman e Kurt Jooss.
François Delsarte (1811-1871) foi precursor e descobridor dos princípios fundamentais da dança moderna. Foi um cantor que não sentiu o gosto do sucesso, desta forma passou a refletir mais sobre suas experiências passadas e a relação entre a alma e o corpo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia científica
  • A importância da metodologia científica na pesquisa científica
  • PROJETO DE PESQUISA
  • Metodologia da pesquisa cientifica
  • Metodologia da pesquisa científica
  • metodologia de pesquisa cientifica
  • Metodologia da Pesquisa e da Produção Cientifica
  • Metodologia da pesquisa cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!