Metodologia da Pesquisa Acadêmica

Páginas: 11 (2534 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
METODOLOGIA DA PESQUISA ACADÊMICA
A disciplina Metodologia da Pesquisa Acadêmica visa fornecer a você informações básicas de metodologia da pesquisa servindo de guia à elaboração do projeto e da monografia. Tem como função mostrar a você como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.

Aelaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa, para que seus resultados sejam satisfatórios, devem estar baseados em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.

O TRABALHO CIENTÍFICO E SUA AVALIAÇÃO
O trabalho científico, propriamente dito, é avaliado, pela sua qualidade política e pela sua qualidade formal.Qualidade política refere-se fundamentalmente aos conteúdos, aos fins e à substância do trabalho científico.
Qualidade formal diz respeito aos meios e formas usados na produção do trabalho. Refere-se ao domínio de técnicas de coleta e interpretação de dados, manipulação de fontes de informação, conhecimento demonstrado na apresentação do referencial teórico e apresentação escrita ou oral emconformidade com os ritos acadêmicos.

O PESQUISADOR E SUAS QUALIFICAÇÕES
Um bom pesquisador precisa ter: conhecimento do assunto, curiosidade, criatividade, integridade intelectual, sensibilidade social, humildade para ter atitude auto-corretiva, a imaginação disciplinada, a perseverança, a paciência, confiança na experiência.

O que é pesquisa?
Pesquisar significa, de forma bem simples, procurarrespostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.

CLASSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS
Existem várias formas de classificar as pesquisas. Do ponto de vista da sua natureza, pode ser:Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser:
PesquisaQuantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser:
Pesquisa Qualitativa: considera quehá uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dadose o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Do ponto de vista de seus objetivos pode ser:
Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamentobibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.


Do ponto de vista de seus objetivos pode ser:
Pesquisa Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodologia da pesquisa academica
  • As tres metodologias: academica, da ciencia e da pesquisa.
  • Resenha : as três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa
  • A importância da metodologia da pesquisa na formação acadêmica do professor/pesquisador
  • Metodologia Academica
  • Metodologia academica
  • metodologia academica
  • Pesquisas Acadêmicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!