metodologia da língua portuguesa

Páginas: 10 (2472 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
A vida em coletividade exige que cada indivíduo esteja apto para compreender os demais e fazer-se entender por eles. O domínio da linguagem é necessário na maior parte das atividades da existência que implicam contato, intercâmbio, a compreensão mútua que conduz ao entendimento à colaboração. É muito evidente que, no decurso desses intercâmbios, oriundos dos problemas mais imediatos e imperiososàs conversações ou discussões que tratam de questões difíceis e delicadas, aquele ou aqueles cuja linguagem é mais rica, que utilizam sua língua com as suas peculiaridades e maior facilidade, têm uma vantagem determinante sobre seus interlocutores e a possibilidade de fazer valer e triunfar seus pontos de vista.
O ensino de língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental I tem serestringido, em grande parte, ao ensino de definições e regras oriundas da gramática normativa, na perspectiva de que os alunos "aprendam" a analisar a língua (escrita), ao invés de se habilitarem a um bom desempenho linguístico, o que implicaria serem capazes de se expressar bem verbalmente (utilizando a modalidade oral e escrita) e de interagirem satisfatoriamente no ato comunicativo.
Para CelestinFreinet, do ponto de vista técnico, a escola tradicional girava em torno da matéria a ser ensinada e dos programas que fixavam essa matéria e a ordenavam. A organização escolar, os professores modernos e os alunos tinham que se submeter a essas exigências. A escola moderna gira em torno da criança, membro da comunidade. De suas necessidades essenciais, em função das necessidades da sociedade em quevive, derivarão as técnicas - manuais e intelectuais - que terá que dominar, a matéria a ser ensinada, o sistema da aquisição, e as modalidades da educação. Trata-se de uma verdadeira virada para uma pedagogia racional, eficiente e humana, que deve permitir à criança chegar com o máximo de energia a seu destino de homem.
Consideramos nessas duas afirmações, a nosso ver complementares, a razão deser de uma escola funcional, tendo em seu bojo um objetivo social e utilitário para o ensino de língua, destacando a valorização desse ensino, e destacando, ainda que ele condiciona, na verdade, todo o processo de construção do conhecimento da criança, o que equivale a dizer que ele é indispensável para ampliar o horizonte de possibilidades de incursões em qualquer área desse conhecimento.
Nessesentido, acreditamos que, através de uma reflexão sobre a sua prática pedagógica, o professor poderá melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o desempenho de seus alunos. Espera-se que ele atue, nesse nível de ensino, como um mediador que favoreça a ação da criança na construção do seu conhecimento.
Considerando-se a escola numa outra perspectiva, uma escola centrada na criança, pode-sevislumbrar qual seria o seu papel. Girando em torno da criança, enquanto membro de uma comunidade, daí ela derivaria a matéria a ser trabalhada, a sua forma de aquisição e as modalidades da educação, ou seja, a partir das necessidades essenciais da criança, para construção do seu conhecimento, em função das necessidades da sociedade em que ela vive.
Saber organizar as ideias, interagir com o outroutilizando a língua, oral ou escrita, é habilidade que dispensa a rigidez de definições e regras, em geral falhas ou restritivas, impedindo muitas vezes a própria compreensão dos fatos linguísticos. É a gramática da língua, verificado o seu funcionamento, que merece ser melhor aproveitada e explorada na escola visando à melhoria do ensino de língua.
Além disso, vale ressaltar que o problema doensino de língua não pode ser isolado do processo educativo. Ele reflete, pela sua importância, e em sendo a língua uma das formas de expressão de um povo, todo o problema do nosso sistema educacional.
Acreditamos poder afirmar que a atitude e o trabalho do professor na sala de aula refletem toda a sua compreensão da realidade social e a relevância por ele atribuída ao seu papel na sociedade,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia da língua portuguesa
  • Metodologia de ensino da língua`portuguesa
  • trabalho de metodologia da lingua portuguesa
  • Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
  • FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA
  • Metodologia da lingua portuguesa
  • Fundamentos de Metodologia da Lingua Portuguesa
  • Metodologia de Lingua Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!