Metodologia da Comunicação

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014








Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Comunicação Social
Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Professor: Márcio Gonçalves
Viviane da Silva Amorim Gomes






1. Discuta a relatividade da verdade no campo das teorias da comunicação.
Para entendermos o conceito de relatividade da verdade no campo da comunicação, incialmente, iremos apresentar o quefoi a Escola de Frankfurt e dissertar sobre três de seus principais pensadores.
Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, fundado na década de 1920. Sua produção ficou conhecida como teoria crítica. Entre eles destacaram-se Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin. Apesar de haver diferenças de pensamento entre os autores daEscola, identificamos uma semelhança: a preocupação em estudar vários aspectos da vida social, de modo a compor uma teoria crítica da sociedade. O estudo concentrou-se em analisar a sociedade de massa. Havia uma dura crítica à ideia de que razão libertaria a humanidade e que a evolução tecnológica elevaria a sociedade.
Adorno e Horkheimer
De acordo com Horkheimer e Theodor Adorno, em virtudedo desenvolvimento tecnológico-industrial, houve uma maior dominação das pessoas. Os autores denunciaram a morte da razão crítica, asfixiada pelas relações de produção capitalista. O que há de característico é a desesperança em relação à possibilidade de transformação da realidade social, devido à alienação promovida pela indústria cultural. Esse termo foi difundido pelos autores para designar aindústria da diversão vulgar, que se caracterizam pelos veículos de comunicação de massa (televisão, rádio, revistas, jornais). Através da indústria cultural e da diversão se obteria a homogeneização dos comportamentos, a massificação das pessoas.
Benjamin
Walter Benjamin se distingue de Adorno e Horkheimer por uma postura mais otimista no que diz respeito à indústria cultural. Em seu texto “Aobra de arte na época de suas técnicas de reprodução”, ele mostra que na medida em que a obra se multiplica, a sua existência deixa de ser única para ser serial. E, a partir do momento em que essa técnica permite ao espectador um encontro, ela atualiza o objeto reproduzido. Em contrapartida, mesmo sendo um crítico da reprodutibilidade técnica, Benjamin reconhece que a partir da reprodução serialhouve um processo de democratização da arte. Enquanto, na visão de Adorno e Horkheimer, a cultura veiculada pelos meios de comunicação de massa não permite que as classes assalariadas assumam uma posição crítica em relação à realidade, Benjamin acredita que a arte dirigida às massas pode servir como instrumento de politização.
Após a apresentação da Escola de Frankfurt e da teoria de três filósofospertencentes a ela, fica a questão: qual teoria, afinal, é a correta? O otimismo de Benjamin ou o ceticismo de Adorno e Horkheimer? Para entender tal situação, discutiremos o conceito de relatividade.
O relativismo leva em consideração vários tipos de análises, mesmo sendo, essas análises, contraditórias. O relativismo não nega a existência da verdade, mas diz que ela é sempre relativa. Opõe-seao etnocentrismo, que considera apenas um ponto de vista em detrimento das demais.
Nos dias atuais, o relativismo assume algumas formas. Nas versões mais radicais, entende-se que quaisquer opiniões são igualmente justificáveis, dadas suas respectivas regras de evidência. Além disso, abjeta que não há questão objetiva sobre qual um conjunto de regras deve ser preferido. Em suma, é possível darboas razões para se admitir quanto para se recusar qualquer opinião. E, portanto, o procedimento de dar boas razões nunca permite decidir entre opiniões rivais, nunca nos obriga a substituir uma teoria por outra. 
Os críticos dessa visão apontam que o relativismo torna impossível um avanço científico nas ciências na medida em que coloca todos os tipos de análise, absurdas ou não, em igualdade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METODOLOGIA DA PESQUISA E COMUNICAÇÃO
  • Metodologias da pesquisa em comunicação
  • Metodologia de pesquisa em comunicação
  • Tecnicas de Comunicacao e Metodologia
  • Metodologia da pesquisa e comunicação científica
  • Resumo na comunicação científica
  • Resumo: "Metodologia da Pesquisa em Comunicação: Itinerário Brasileiro”
  • AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO (TICS) COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINAR E...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!