Metodologia Cientifica

Páginas: 8 (1851 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Firewall
Robert Willian da Silva
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
e-mail: robert.wds88@gmail.com

Sumário: 1 Introdução. 2 Firewall. 3 Aplicação de Firewall em Redes Corporativas. 4 Conclusão. 5 Referências.

1 Introdução
No mundo globalizado cuja utilização dos computadores e da internet se faz necessária, cresce junto comsua demanda os conhecidos Crackers, bandidos do mundo virtual, onde assim como no mundo real, buscam roubar dados com ou sem valor, a fim de se beneficiar com tal feito ou apenas denegrir a imagem da vitima.
Com o crescimento das redes de computadores e com a quantidade de programas com finalidade maliciosa, a necessidade de se desenvolver sistemas de proteção para suas redes cresceudrasticamente. Não só as redes corporativas, mas todo o usuário de computador passou a ter a necessidade de se proteger contra tais ameaças, e entre as diversas camadas de proteção se encontra o Firewall.
Para o desenvolvimento deste artigo, buscou-se aprofundar no assunto por meio de pesquisas bibliográficas, trazendo para o leitor não só o conceito de Firewall, mas também sua utilização no mercado, suaárea de atuação, seu diferencial, seus defeitos e qualidades, mostrando suas aplicações em redes corporativas, apresentando no fim deste uma conclusão como síntese, mostrando seus pontos relevantes e também um rol de referência para dar seguimento a novas pesquisas.
Tendo em vista os conceitos de Firewall em segurança computacional e a preocupação de se ter uma rede segura onde o usuário possaarmazenar suas informações pessoas ou as de sua empresa, de forma que não seja vitima de algum criminoso virtual.
Analisando este aspecto, o artigo busca esclarecer o funcionamento do Firewall, suas vantagens e desvantagens, os principais meios de proteção, suas diferenças, a importância de ter uma boa proteção, estudando sua aplicação em redes empresariais sua função se torna mais precisa.


2Firewall
Ao analisar a situação em que o mundo virtual se encontra, e as informações importantes que armazena em nossos computadores, é fácil perceber que é importante ter uma excelente proteção para evitar a perda ou roubo destas. Pensando nos computadores empresariais, a situação se agrava ainda mais, pois não só as informações pessoas estão presentes, mas também informações sigilosas da empresa,como dados bancários, valores de transação, cronograma e até mesmo as estratégias da mesma. Logo para os computadores de uma empresa um sofisticado sistema de proteção como o Firewall é primordial.
No “Dicionário de Termos Técnicos - Informática” de Leonardo Gabriel, encontra a seguinte definição:
Firewall: Dispositivo cujo papel é filtrar o trânsito de informações entre redes fechadas (Intranet)e a Internet. Associado ao Proxy Impede que usuários não autorizados entrem nesta rede interna via Internet, ou que dados de um sistema caiam na Internet, sem prévia autorização. Usa sistemas de monitoração que olham tudo o que entra e sai do servidor e outros protocolos de segurança. Funcionam também, como mediadores entre grupos de trabalho de uma empresa.
(cf. Leonardo Gabriel. Dicionário deTermos Técnicos – informática para concurso. Disponível em:
. Acesso em: 18-08-2014.
Analisando este conceito, observa que o Firewall trata-se de um dispositivo com a função de filtrar as informações quem trafegam entra a rede interna e a internet. Sistema que trabalhando em conjunto com o Proxy, impede que um usuário acesse a rede interna pela internet. Utiliza de um sistema de monitoramentopara fazer a averiguação das informações que entram e saem da rede interna, permitindo ou bloqueando o trafego de tais informações. Podendo controlar também as informações que trafegam entre grupos de trabalho de uma empresa.
A implantação de um Firewall na rede consiste em configurá-lo de maneira a atender os requisitos do usuário ou da empresa, definindo quem tem acesso a tais informações e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia científica
  • MEtodologia cientifica
  • metodologia cientifica
  • Metodologia Cientifica
  • Metodologia Científica
  • metodologia cientifica
  • Metodologia Cientifica
  • Metodologia científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!