Metodologia Cient fica U1 Aula 03 Atividade Diagn stica

289 palavras 2 páginas
Questão 1
Correto
Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão
Ao contrário do que muitos pensam, a ética, apesar de seus aspectos filosóficos, é uma disciplina prática. Escolha, dentre as alternativas seguintes, a que melhor define o comportamento ético:
Escolha uma:
a. É agir pensando no próprio bem-estar sem se importar com os demais, é preservar-se a qualquer custo como condição necessária nessa sociedade.
b. A ética nem sempre pode ser aplicada uma vez que, no mercado competitivo, característico da sociedade contemporânea, isso pode resultar em perdas de lucros.
c. É ser passivo ao que acontece para não criar problemas com os demais.
d. A ética da sociedade moderna é aquela definida pelos objetivos do que se faz. Muitas vezes um comportamento não ético pode resultar na melhoria futura das condições de vida de muitos.
e. Ser ético é buscar agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros, estando tranquilo com a consciência pessoal, conforme os valores morais de uma determinada sociedade.
Questão 2
Correto
Vale 1,00 ponto(s).

Texto da questão
Para Chaui (2014), nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias. A reflexão crítica se difere disso por:
Escolha uma:
a. Ter sido escrita por filósofos e estudiosos sobre o tema, conferindo-lhe o caráter de verdade absoluta.
b. Utilizar-se somente de métodos científicos que requerem a aplicação de estratégias específicas.
c. Não aceitar como evidentes as coisas, os fatos, os valores, os comportamentos instituídos na sociedade.
d. Aceitar tudo sem questionamentos, submetendo-se sem indagação ao que está imposto.
e. Estar baseado nos dogmas religiosos e nas superstições, que, embora não possam ser provadas, ajudam a compreender a realidade.

Relacionados

  • Gaal
    67917 palavras | 272 páginas