Metodologia científica

Páginas: 5 (1046 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
AULA 12/03/2012

Curso: Engenharia da Produção
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: Vânia Silva Villas Bôas Vieira Lopes

A importância da Leitura

Precisamos reservar tempo para a leitura, pois o ato de ler constitui-se numa atitude fundamental para a formação, de maneira que, quando optamos por um curso superior, não podemos fugir do compromisso de serleitores assíduos dos temas que são tratados na sala de aula e dos acontecimentos que envolvem a sociedade em que vivemos. Seu sucesso nos estudos e, conseqüentemente, profissional, depende apenas de você, da sua capacidade de ir em frente.

Como você costuma selecionar o seu material de leitura?

O que você necessita saber é que, quando encontrar o material que julgar certo,primeiro precisa fazer uma leitura de reconhecimento, olhar a capa e contracapa, o autor, as orelhas, o sumário (neste, observe os títulos e subtítulos), as referências indicadas pelo autor (para ter uma noção mais precisa sobre as bases em que o autor se apoiou), a introdução e o prefácio dos livros, para depois ler...

Esses elementos, de acordo com Cervo e Bervian (2002,p. 91), Nascimento e Póvoas (2002, p. 29-30) e Galliano (1986, p. 74), podem dar uma idéia sobre o tema, e você poderá identificar se será útil para o objetivo que pretende alcançar no seu estudo.
Dica:

Uma dica importante: quando fizer leitura para pesquisa, anote os pontos principais em fichas de leitura, bem como a fonte consultada. Não perca isso de vista, pois, se não tiverà mão a referência do material utilizado, não poderá utilizar daquele conteúdo.

A finalidade da leitura deve ser memorizar, apreender o conteúdo e formar um senso crítico sobre o assunto, de acordo com Bastos e Keller (2002, p. 19-32) Galliano (1986, p. 70-71).

Regras Básicas para facilitar a aprendizagem:

1-Atenção: capacidade de concentração em um só objeto sabendoque a atenção não pode se manter fixa por longos períodos, sem perder sua eficácia, por isso um período de atenção requer outro de descanso. Para prender a atenção, é ideal criar o máximo de interesse pelo assunto estudado.

2-Memória: memorizar é reter ou compreender o que é mais significativo de um conteúdo, ao inverso de ter decorado, o que só permite repetição. Amemorização é possível a partir da observação dos seguintes pontos: repetição, atenção, emoção, interesse e relacionamento dos fatos com outros conteúdos, já retidos na memória...

3- Associação de Idéias: é a capacidade que possibilita ao indivíduo relacionar e evocar fatos e idéias. (Analogia) É fácil observar quantos assuntos vêm à tona, por fatos e idéiasrelacionadas com experiências anteriores dos interlocutores, na troca de palavras em uma conversa. Para melhor aprendizagem, podemos usar dessa técnica, para associar o conteúdo.

Etapas para aproveitamento da leitura: Cervo e Bervian (2002, p. 96-99):

a)Pré-leitura: é a leitura de reconhecimento que examina a folha de rosto do livro, os índices, a bibliografia, as citações ao pé dapágina, o prefácio, a introdução e a conclusão. Tratando-se de livro, a dica é percorrer o capítulo introdutório e o final; no caso de leitura de um capítulo, ler o primeiro parágrafo. Quando for um artigo de revista ou jornal, geralmente, a idéia está contida no título do artigo e subtítulos que se apresentarem. Lembre que os primeiros parágrafos,em geral, tratam dos dados mais importantes.

b) Leitura seletiva: selecionar é eliminar o dispensável para nos fixarmos no que realmente nos interessa; para tanto, é necessário definir critérios, ou seja, os objetivos do trabalho, pois somente os dados que forneçam algum conteúdo sobre o problema da pesquisa que possam trazer uma resposta é que devem ser selecionados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia científica
  • MEtodologia cientifica
  • metodologia cientifica
  • Metodologia Cientifica
  • Metodologia Científica
  • metodologia cientifica
  • Metodologia Cientifica
  • Metodologia científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!