metodologia ciêntifica

Páginas: 7 (1685 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014



FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO – FIMCA
curso de FONOAUDIOLOGIA






MARIA ALESSANDRA








A VOZ DO PROFESSOR: Um olhar sobre a Disfonia















Porto Velho-RO

2014


















A VOZ DO PROFESSOR: Um olhar sobre a Disfonia























Porto Velho-RO

2014

1.TEMADisfonia na prática docente


1. DELIMITAÇÃO DO TEMA


As causas da disfonia na prática docente com educadores de diversas modalidades de ensino em escolas da rede pública de Porto Velho- RO.

2.JUSTIFICATIVA


A disfonia na prática docente, mais conhecida como rouquidão é uma alteração da comunicação muito comum entre os profissionais da área da educação. A voz é considerada uminstrumento importante na ação docente, não somente para esse profissional, mas em muitas áreas, e até no convívio social. Porém as condições, e o uso incorreto desse instrumento acanha em alterações graves que impossibilitam o processo de comunicação. De acordo Carneiro (2009) os dados mostram que a “maior parte da população utiliza a voz como instrumento de trabalho, ou seja, se está com a vozprejudicada, está se prejudicando no trabalho”.
Quando a voz sofre uma alteração, dentro da ciência da fonoaudiologia, denomina-se disfonia e caracteriza-se por uma alteração na qualidade do som produzido.

[...] qualquer dificuldade na emissão vocal que impeça a produção natural da voz; essa dificuldade pode se manifestar através de uma série ilimitada de alterações como: esforço à emissão,dificuldade em manter a voz, cansaço ao falar, variações na freqüência fundamental habitual, rouquidão, falta de volume e projeção, perda da eficiência vocal, pouca resistência ao falar, entre outras.2
A disfonia pode ser determinada por uma disfunção orgânica ou funcional. As disfonias funcionais não têm causas orgânicas ou neurológicas. Ocorrem normalmente por uma vocalização incorreta ou abusiva.
Asdisfonias orgânicas são decorrentes de algum tipo de lesão e muitas vezes são sintomas secundários, embora possam tam­bém se beneficiar do tratamento fonoaudiológico (LOPEZ, 2004).

Sabe-se que o encontro entre a docência e a discência acontece em um espaço de comunicação e diálogo, no qual se configuram aprendizagens importantes, tanto para quem ensina como para quem aprende. Narrativas sãodesenvolvidas no momento exato em que conteúdos são ensinados e aprendidos. Nesse momento a voz ganha um papel mais que imprescindível no momento de diálogo.

Sendo os professores profissionais que utilizam a voz como principal veículo de transmissão dos seus conhecimentos, é imprescindível que tomem consciência e compreensão do ato, visto que sua voz torna-se sensível e vulnerável em relação aotempo e ao uso indiscriminado se não forem adotados os devidos cuidados especiais (CAMPOS;CARNEIRO, s.d, p.1)

Lecionar é tarefa nada fácil nos dias de hoje, já que muitas narrativas mostram-se empobrecidas, fragmentadas, destituídas de significação. O diálogo parece ultrapassado para os jovens e a comunicação diante da realidade desigual que deixa a todos, alunos e mestres, muitas vezes emmomentos de grande conflito e desafios, onde a alteração vocal é cada mais perceptível e necessária no processo de aprendizagem e no dia a dia da sala de aula

Desta forma, a fonoaudiologia, quando se direciona à prevenção das doenças da comunicação, garante ao ser humano a prevenção da faculdade primordial e estreita de sua espécie, que corresponde ao pro cesso da produção e expressão de seuspensamentos, assim como garante a criação e a transformação do mundo através do poder de suas palavras. CORDEIRO, s.d, p.1)



A justificativa dessa temática desenvolve mediante a preocupação em relação com aspectos preventivos para uma voz mais adequada ao exercício da docência, ou seja, visa à promoção de saúde vocal dos professores.
Dados os conhecimentos voz e a importância desta no processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia científica
  • MEtodologia cientifica
  • metodologia cientifica
  • Metodologia Cientifica
  • Metodologia Científica
  • metodologia cientifica
  • Metodologia Cientifica
  • Metodologia científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!