Metodologia - breve história das ciências

Páginas: 32 (7765 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
MATTAR NETO, João Augusto. Metodologia Científica na Era da Informática. São Paulo: Saraiva, 2002.
1.2. Breve História das Ciências

“A ciência tal como a conhecemos é, de fato, uma criação dos últimos trezentos anos. Foi feita no mundo e pelo mundo, que estabilizou sua forma por volta de 1660, quando a Europa sacudiu por fim o longo pesadelo das guerras religiosas e seestabeleceu numa vida de exploração comercial e industrial. A ciência está incorporada nessas novas sociedades; foi feita por elas e ajudou a fazê-las. O mundo medieval era passivo e simbólico; via nas formas da natureza a assinatura do Criador. Desde os primeiros balbucios da ciência entre os mercadores aventureiros da Renascença, o mundo moderno tem sido uma ativa máquina. Tornou-se o mundo do dia adia comercial do século XVII, e os instrumentos da ciência foram apropriadamente a Astronomia e os instrumentos de viagem, entre eles o ímã. Cem anos mais tarde, na Revolução Industrial, os interesses transferiram-se para a criação e uso de energia. Manteve-se desde então esse interesse pelo anseio de extensão da força do homem e do que pode fazer-se num dia de trabalho. No século XIX, passou dovapor para a eletricidade. Depois, em 1905, aquele ano admirável em que, aos 26 anos de idade, Einstein publicou escritos que realizaram notabilíssimos progressos em três diferentes ramos da Física; foram formuladas também pela primeira vez as equações que sugeriam que a matéria e a energia são estados intermutáveis. Cinquenta anos mais tarde, dispomos de um reservatório de poder tão grande como osol quanto à matéria, e que, ao que agora verificamos, produz o calor que nos fornece precisamente pelo aniquilamento de sua matéria.”[1]

Há diversas opções a serem consideradas quando nos propomos a traçar uma história das ciências: apresentar os principais nomes no progresso da ciência; destacar os trabalhos e livros mais importantes; estudar o progresso das teorias científicas; apontaras principais invenções técnicas e acompanhar o desenvolvimento dos instrumentos utilizados nas ciências; listar as descobertas científicas; abordar a história dos métodos científicos; centrar o estudo nas mudanças dos paradigmas científicos; chamar a atenção para a continuidade ou a descontinuidade no desenvolvimento das ciências; ressaltar o contexto das descobertas (social, econômico e outros);e traçar a história do discurso sobre a ciência e sobre o método científico.
Nosso objetivo, a seguir, é simplesmente situar historicamente alguns desses elementos. É importante lembrar que as histórias do alfabeto e da escrita, da imprensa, da educação, da universidade e da informática serão especificamente tratadas em capítulos separados e, portanto, são aqui abordadas apenas em brevespinceladas.

1.2.1. Antiguidade

Os passos iniciais da Ciência são, aos olhos modernos, excessivamente lentos. Há mais ou menos dois milhões de anos, o Australopitecus começa a fabricar ferramentas de pedra. São necessários mais um milhão de anos para que essas ferramentas e as armas de caça sejam aperfeiçoadas e para que o fogo seja descoberto. Somente há dez mil anos, entretanto, ohomem abandona a vida de nômade, surgindo então a pecuária (domesticação de animais) e a agricultura (cultivo de plantas), que marcam o início da civilização e de nossa ciência. Segundo Bronowski, cada estádio de cultivo de plantas e da domesticação de animais requer invenções, que surgem como inovações técnicas e acabam dando fundamento a princípios científicos[2].
Vejamos, rapidamente,algumas dessas inovações e invenções. Por volta de 7000 a.C. surge a cerâmica; a metalúrgica do cobre aparece por volta de 4000 a.C.; a roda e as canoas são inventadas aproximadamente 500 anos depois; por volta de 3000 a.C. desenvolve-se a metalúrgica do bronze; por volta de 2600 a.C. os faraós egípcios mandam edificar as grandes Pirâmides; os cavalos passam a ser usados para transporte a partir de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia e metodologia da ciencias
  • História e metodologia da ciência
  • História e metodologia das ciências
  • História e metodologia de ciências
  • História e Metodologia da Ciência
  • Historia e metodologia ciencias
  • Breve Historia da Ciencia Moderna: A Belle Époque da Ciencia
  • Historia e metodologia em ciências- plano de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!