Metodologia Artes

Páginas: 9 (2138 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014











ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Metodologia da Arte e Movimentos corporais








NOMES:
Rayane T. Kaiser da Silva RA: B58040-2















SOROCABA
2014
































“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”.
(Mahatma Gandhi)


INTRODUÇÃOAtualmente, a arte voltada para a educação do desenvolvimento do indivíduo, da formação de seu senso crítico e afetivo, está sendo desvalorizada. Nas escolas a arte ainda não é ensinada e aprendida de uma maneira suficiente pela maioria das crianças e adolescentes brasileiros. Sabemos, porém, que o ensino da arte é de grande importância, pois é uma forma do ser humano expressar seus sentimentos, emoções,desenvolver sua criatividade e imaginação, além de fruir as diversas esferas cognitivas, já que a área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades (PCN- p.21).
Entendendo o ensino de Arte como agente transformador e formador do cidadão, estão elencados objetivos, onde estão contempladas a memória do patrimônio cultural, novas e possíveis leituras do mundo por meio desons, imagens e movimentos e o entendimento da sociedade por meio de atividade práticas de pesquisa, criação e fruição em arte.
O presente trabalho justifica-se ao destacar o trabalho do renomado artista plástico, Fernando Lemos, numa visita à sua exposição “Ex-fotos”, no MACS (Museu de Artes Contemporânea de Sorocaba).

DESENVOLVIMENTO

A arte tem uma grande importância na educação escolare em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. “Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário...”. (MARTINS, M. et al, 1998, p.57).
A arte éimportante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos. Se a criança não tiver um contato com a arte ou aprender aprecia-la, a tendência é que o aluno bloqueie sua criatividade e sensibilidade. A criatividade dacriança precisa ser desenvolvida, e nas escolas, nas aulas de artes isso é possível, no desenho, por exemplo, a criança desenvolve a auto expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.
O referencial Curricular Nacional para Educação Infantil traz sua valiosa contribuição ao afirmar que:utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva. (p.63)

O ser humano não faz arte apenas pormeio da pintura ou do desenho, rabiscar, cantar, dançar, dramatizar e viver nem que seja por instantes o faz de conta, são ações artísticas importantes na vida do homem. Antes de qualquer coisa é necessário sabermos que Arte é uma maneira das pessoas expressarem seus sentimentos, suas emoções, de desenvolverem a sua sensibilidade, criatividade, imaginação, além de ser uma forma de comunicação,sendo essa, por palavras, desenhos, gestos, toques, etc.
Não podemos deixar de lado que Artes fazem parte da formação da criança, e sendo assim, é importante trabalhar Artes na Educação infantil, porque por meio delas a criança desde pequena pode se expressar seja com um desenho ou uma música, ela pode exteriorizar seus sentimentos, emoções, pensamentos, permitindo assim conhecermos mais cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de artes
  • Metodologia da Arte
  • Metodologia do ensino da arte-artes visuais
  • Metodologia Do Ensino De Artes
  • Metodologias da história da arte
  • Metodologia de Arte e Movimento
  • Metodologia de pesquisa em artes
  • Metodologia no ensino de artes.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!