Metodolofia Cientifica - Rasc

686 palavras 3 páginas
2.1 O tema do projeto de pesquisa:
- definição de um tema ou subtema de pesquisa é a primeira etapa na realização de um projeto de pesquisa

2.2 Delimitação do tema e formulação do problema ou pergunta de pesquisa:
- temas de delimitação: espacial ou geográfica(onde?) ou demográfica(quem?) Amostral (oque?), temporal(Quando?), processual (como? pq?)
Variáveis: Escolaridade -> Renda "Representação gráfica da pergunta de pesquisa “Qual é a influência do grau de escolaridade sobre a renda mensal do brasileiro?
2.2.2 Classificação das variáveis na pesquisa científica: variáveis independentes, dependentes, mediadoras, moderadoras e de controle.
2.2.3 Definição constitutiva e operacional das variáveis: Essa definição tem duas etapas: a definição constitutiva (o significado da variável) e a definição operacional (a forma como essa variável será observada ou mensurada na pesquisa).
2.3 Desenvolvimento de hipóteses:
2.4 Desenvolvimento dos objetivos geral e específicos: Um objetivo é a descrição de um propósito ou intenção a respeito de algo que se pretende alcançar no futuro. Ex: “Identificar as razões para a popularidade do futebol no Brasil” - Pergunta de pesquisa: É uma afirmação e não uma interrogação. Indica uma ação e, portanto, deve iniciar com o uso de um verbo no infinitivo. -Objetivo: É uma interrogação. Indica um questionamento.
2.5 Desenvolvimento das justificativas teórica e prática: A justificativa é a defesa da importância da pesquisa. Seu objetivo é convencer o leitor de que a pesquisa merece ser realizada. -(1) a justificativa teórica (2) a justificativa prática; o porquê e o para quê e a pesquisa é importante para explicar ou propor soluções para um problema real.
2.6 Desenvolvimento do referencial teórico: -Revisão histórica -Revisão teórica: mais recente(falhas) -Revisão metodológica: serve para mostrar de que forma as variáveis estuda - das têm sido medidas e/ou observadas por outros pesquisadores.
2.6.1 Citação: elemento básico na construção do

Relacionados