METODOLÓGIA

Páginas: 9 (2018 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
 

 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAIBA 
FELIPE TONI BRAZ
LUAN RAYAN BEZERRA
JESUS GONÇALVES
JOSÉ ANTONIO DA SILVA
KEYLA PAULINO DA SILVA 
 
 

 
 
 
INICIAÇÃO CIENTÍFICA 
 
 
 
 
 
 
  
JOÃO PESSOA 
2014
 FELIPE TONI BRAZ
LUAN RAYAN BEZERRA
JESUS GONÇALVES
JOSÉ ANTONIO DA SILVA
KEYLA PAULINO DA SILVA 
 
 
INICIAÇÃO CIENTIFICA  
 
 
 
 
Trabalho parcialapresentado a disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico, ministrada pela professora Adelice Paz, do curso de Direito do instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), como exigência de avaliação do período 2014.2.
 
 
 






JOÃO PESSOA, 26 DE NOVEMBRO DE 2014.
RESUMO 
A Iniciação Científica permite ao aluno de graduação despertar a vocação para a pesquisa científica e,desenvolver um espírito ético e profissional. Nesse trabalho vamos mostrar quão é importante, da inicio a esse assunto. 
INTRODUÇÃO 
A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os alunos de graduação na pesquisa científica, sendo um instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto que contribua na formação profissional do aluno. Tem a Finalidade de despertarvocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado. 
É um dever de toda Instituição de nível superior oferecer esse programa de Iniciação Científica mesmo sem a  veiculação de bolsa de iniciação científica, já que esta é apenas um incentivo individual que serve comoestratégia de  seleção para os melhores alunos ou projetos. Essa bolsa pode ser um atrativo, ajudando o bolsista a não desistir do  projeto por problemas financeiros, garantindo sua participação em todo o processo de pesquisa. O bolsista deve receber orientação por pesquisador qualificado de modo que a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como o desenvolvimento do pensar científico, sejadecorrente de situações criadas pelo confronto direto com os problemas da pesquisa. 
A iniciação científica também tem como objetivos estimular pesquisadores a encorajarem os estudantes de  graduação a se engajarem em pesquisas científicas, recebendo orientação de Instituições sérias e comprometidas com o desenvolvimento técnico-científico do país, estimulando sempre o ingresso de novos pesquisadores. A iniciação científica também estimula alunos de pós-graduação, despertando a vocação científica e incentivando potenciais talentos mediante a participação dos jovens em diversos projetos científicos. Para isso, o orientador deve gerar trabalhos científicos de qualidade, que tenham publicações periódicas de expressão internacional ou cujo trabalho seja relevante para qualquer um dos níveis deensino. 
Para que um aluno possa participar do processo de seleção a Iniciação científica, ele deve estar regularmente  matriculado em curso de graduação, apresentar um excelente rendimento acadêmico, dedicar-se às atividades propostas na pesquisa, ter cursado pelo menos o primeiro período da graduação e não estar no último período do curso, não possuir vínculo empregatício, pois atrapalharia adedicação ao projeto, e ter de preferência alguma experiência na área da pesquisa a ser realizada . 
Quanto ao projeto, este deve ter relevância científica, tecnológica ou educacional, e também deve proporcionar ao estudante a aprendizagem de técnicas e métodos científicos modernos e estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade. 
Desta forma, entendemos ser de grandeimportância estimular os alunos a participarem desse programa, permitindo assim um maior envolvimento dos alunos nas questões que se relacionam com o desenvolvimento da ciência no nosso país. 
 
DESENVOLVIMENTO 
 O que é uma iniciação científica? 
A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa científica oferecida por instituições de ensino superior a estudantes de graduação.  
A atividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • METODOLOGIA
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • Metodologia
  • METODOLOGIA
  • METODOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!