Metododo da Cartografia

1518 palavras 7 páginas
Fichamento do livro “As pistas do método da cartografia”

O livro "Pistas do método da cartografia: Pesquisa intervenção e produção de subjetividade", exprime um importante avanço para as pesquisas cartográficas brasileiras. Nessa obra, são apontadas "pistas" para a construção desse modo de pesquisar. Para eles, a cartografia como direção metodológica deve ser articulada com oito ideias que compõem um plano de ação ou de pesquisa: Pesquisadores que investigam processos nas áreas de saúde, educação, cognição, clínica, grupos e instituições, dentre outros, enfrentam muitas vezes, na escrita de seus projetos, dificuldades em dar conta do item consagrado ao método. Como nomear as estratégias empregadas, quando elas não se enquadram bem no modelo da ciência moderna, que recomenda métodos de representação de objetos preexistentes? O livro apresenta oito pistas do método da cartografia, que se apresenta como uma aposta fecunda frente ao desafio de acompanhar processos, lançando mão de um método igualmente processual. Em lugar de regras e protocolos, as pistas destacam a importância da prática, de ir a campo, lançar-se na água, experimentar dispositivos, habitar um território, afinar a atenção, deslocar pontos de vista e praticar a escrita, sempre levando em conta a produção coletiva do conhecimento.
Diante das muitas regras que nos são colocadas no meio acadêmico, escrever sobre metodologia de pesquisa, certamente não é uma tarefa fácil.
Neste livro, os autores aceitam o desafio de trazer reflexões e pistas para o procedimento cartográfico que outros pesquisadores já vinham manifestando. Neste momento, as anteriores contribuições são arrancadas de suas origens, incorporam se à atualidade e seguem, potencializadas pelas clarezas de um novo recomeço.
O livro remete-nos à força de contagio que é produzida pela busca cartográfica que, sendo feita com rigor, dispensa, no entanto, regras ou protocolos e nos oferece um caminho onde os processos que constroem as metas,

Relacionados