metodode lavra subterranea

3333 palavras 14 páginas
Mineração subterrânea

A mineração subterrânea é feita cavando poços ou túneis para alcançar as jazidas de minério. A mineração de eixo usa eixos verticais. Os métodos de mineração incluem de câmara, de pilar e vertical. Na mineração de câmara e pilar, são cortados espaços. Os espaços apresentam pilares feitos de sobra de minério para suportar o telhado. O minério é colocado em um serviço de transporte e, em seguida, colocado sobre uma esteira que o leva à superfície. A desvantagem desse tipo de mineração é que deixa um monte de minério nos pilares, então, às vezes, quando o trabalho é terminado, os pilares também vão ser explorados. A mineração longwall usa suportes de telhado de energia hidráulica e o minério é extraído e colocado em correias transportadoras. Esses suportes são apenas temporários, até que a mineração seja feita. Dessa forma é mais eficiente, mas o maquinário é mais caro.
Vantagens da lavra subterrânea 1. Aproveitamento de meios das explorações a céu aberto (equipamento, acesso ao jazigo mineral, etc.).
Os equipamentos a utilizar em subterrâneo são os mesmos do céu aberto, com excepção da máquina de abertura de galerias (roçadora) – o que permite um acréscimo de benefícios:
Trabalhos similares tanto a céu aberto como no subterrâneo;
Maior experiência na operação e manutenção dos equipamentos;
Maior rentabilização dos equipamentos utilizados;
Maior capacidade de produção por unidade de capital investido.
2. Lavra selectiva que possibilita explorar as zonas de melhor minério e deixar para suporte natural (pilares esteios) as zonas em que o material se apresente com pouca ou sem aptidão ornamental. Isto origina um maior rendimento e uma menor produção de escombros;
3. Não se altera a paisagem nem a fisiografia do terreno em torno das cavidades no âmbito da lavra subterrânea;
4. O ruído originado pelas actividades de desmonte de rocha são atenuados para o exterior;
5. Não são necessários trabalhos de reabilitação dos terrenos

Relacionados