metodo

Páginas: 20 (4859 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Método (do Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente, "caminho para chegar a um fim"). Sobre este assunto, podemos referir:

Em Filosofia, ou até na esfera científica (teórica - Filosofia da Ciência), temos o método que delimita o modus da obtenção do conhecimento: a epistemologia.
O Discurso sobre o método de Descartes, obra seminal de 1619, e um dos momentos charneira doIluminismo, que abriu o caminho para a ciência moderna e para o método científico em geral.
Em ciência, em geral, o método científico é constituído por uma série de passos codificados que se têm de tomar, de forma mais ou menos esquemática para atingir um determinado objectivo científico - ver também algoritmo e metodologia.
Em ciência da computação em particular, um método é o mesmo que uma ação,algoritmo, função, ou procedimento; mais especificamente, em programação orientada a objeto, é uma implementação de código em resposta a certas mensagens.
Em engenharia de software, em particular, um método é uma "receita" técnica para a produção de software.
O Método é também uma metodologia de interpretação teatral muito importante no Século XX desenvolvida por importantes atores e atrizesnorte-americanos, numa leitura particular do sistema de interpretação de Constantin Stanislavski
Método, uma espécie de manual para ajudar os alunos a aprender a tocar um instrumento musical.
Método científico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esboço contendo os principais passos do método científico. O método começa pela observação, que deve ser sistemática e controlada, a fim de que seobtenham os fatos científicos. O método é cíclico, girando em torno do que se denomina Teoria Científica, a união indissociável do conjunto de todos os fatos científicos conhecidos e de um conjunto de hipóteses testáveis e testadas capaz de explicá-los. Os fatos científicos, embora não necessariamente reprodutíveis, têm que ser necessariamente verificáveis. As hipóteses têm que ser testáveis frenteaos fatos, e por tal, falseáveis. As teorias nunca são provadas e sim corroboradas.
O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas de como deve ser o procedimento a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento, quer seja este fruto de uma totalidade, correção (evolução) ou um aumento da área de incidência de conhecimentos anteriormenteexistentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis Nota 1 Ref. 1 - baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.

Metodologia científica literalmente refere-se aoestudo dos pormenores dos métodos empregados em cada área científica específica, e em essência dos passos comuns a todos estes métodos, ou seja, do método da ciência em sua forma geral, que se supõe universal. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra (as disciplinas científicas), diferenciadas por seus distintos objetos de estudo, consegue-se determinar certos elementos quediferenciam o método científico de outros métodos encontrados em áreas não científicas, a citarem-se os presentes na filosofia, na matemática e mesmo nas religiões.

A metodologia científica tem sua origem no pensamento de Descartes, que foi posteriormente desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton. Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição doproblema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa científica Nota 2 . Compreendendo-se os sistemas mais simples, gradualmente-se incorpora mais e mais variáveis, em busca da descrição do todo.

O Círculo de Viena acrescentou a esses princípios a necessidade de verificação e o método indutivo.

Karl Popper demonstrou que nem a verificação nem a indução sozinhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodos
  • metodo
  • Metodos
  • Metodo
  • METODOS
  • Metodos
  • Metodo
  • metodos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!