Metodo MARIA MONTESSORI

1282 palavras 6 páginas
Maria Montessori
“Eu descobri a criança.”
Principais livros: Pedagogia Científica (1909), Antropologia Pedagógica (1913), A Autoeducação (1916), A Criança e a Igreja (1930), A Educação e a Paz (1932), A Criança (1936), Educação Para um Novo Mundo (1946), Mente Absorvente (1940), Formação do Homem (1950).
Principais filmes: Maria Montessori: Uma Vida dedicada às Crianças e Grandes Educadores – Maria Montessori.
Maria Montessori foi uma médica, pedagoga e feminista nascida na Itália em 1870 e é conhecida pelo método de ensino que desenvolveu e que, ainda hoje, é usado em escolas públicas e privadas do mundo, as chamadas Escolas Montessorianas.
O método Montessori têm como características ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sócias e psicológicas da criança. De acordo com Montessori, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, ocupando um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental.
O material criado por Montessori tem papel preponderante no seu trabalho educativo pois pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função a estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
A Association Montessori Internacional (AMI) cita os seguintes elementos como essenciais a uma escola Montessoriana:
- Sala de aula com crianças de idades variadas entre 3 e 6 anos de idade;
- Liberdade para o aluno escolher entre as atividades propostas;
- Blocos ininterruptos do trabalho, normalmente 3 horas;
-

Relacionados