Metodo historico critico

Páginas: 3 (724 palavras) Publicado: 23 de abril de 2012
Planalto da Borborema

O Planalto da Borborema, também conhecido como Serra da Borborema ou Serra das Russas ou, antigamente, como Serra da Copaoba, é uma região montanhosabrasileira no interior do Nordeste. medindo aproximadamente 250 km de norte a sul, indo de Alagoas, passando por Pernambuco, Paraíba e chegando ao Rio Grande do Norte. O termo Serra da Borborema éutilizado para indicar as várias porções do Planalto nos estados agraciados com a beleza de suas serras e vales. No Estado da Paraíba, onde o planalto cobre todo o agreste paraibano, Serra da Borborema ePlanalto da Borborema são sinônimos. Borborema quer dizer "terra infértil, estéril".
Geografia e clima

Vista da cidade de Gravatá.
Seu rebordo oriental, escarpado, domina a baixada litorânea comum desnível de 300m, o que lhe confere ao topo uma altitude de 500m. Para o interior, o planalto ainda se alteia mais e alcança média de 800m em seu centro, donde passa a baixar até atingir 600m juntoao rebordo ocidental. Diferem consideravelmente as topografias da porção oriental e da porção ocidental.
A leste erguem-se sobre a superfície do planalto cristas de leste para oeste, separadas porvales, que configuram parcos relevos de 300 m. Aproximadamente no centro-sul do planalto eleva-se o maciço dômico de Garanhuns, que supera a altitude de 1 000 m.
Com altitude médiade 400 m, podendo chegar a mais de 1 000 m — como é o caso do Pico do Jabre, de 1 197 m e do Pico do Papagaio, de 1 260 m — em seus pontos extremos (serras), o planalto está encrustado no agreste doNordeste Oriental, espalhando-se de norte a sul e tendo como fronteira natural as planícies do litoral (região úmida) e a depressão sertaneja (região semi-árida). Constitui uma área de transição entre amata atlântica e a caatinga, possuindo vegetação variada que vai desde a caatinga propriamente dita até resquícios de mata atlântica (matas de brejo) nos pontos mais altos das serras, como ocorre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método historico critico
  • Metodos pedagógicos:tradicionais e histórico crítico
  • Metodo histórico-critico e tradicional
  • metodo historico-critico
  • Metodo tradicional e metodo historico critico
  • Metodo historico critico
  • Métodos de ensino tradicional e histórico-crítico
  • Método de ensino tradicional e método histórico crítico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!