metodo frances de ginastica

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A Escola Francesa
    A Ginástica na França baseou-se nas idéias dos alemães Jahn e Guts Muths e, apresentava além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social. Objetivava formar o homem “completo e universal”, sem desvincular-se do utilitarismo, tão abordado pela ginástica científica, buscando o desenvolvimento da força física, da destreza, agilidade eresistência (SOARES, 2004).
    Para Ramos (1982), esse movimento teve como principais representantes o Método Francês desenvolvido por D. Francisco de Amoros e Ondeaño (1770-1848), George Demeny (1850-1917) e o Método Natural pensado por Hébert (1875- 1957).
    Inspirado em Pestalozzi, Amoros negou veementemente toda e qualquer forma de empiria, seus exercícios eram completamente explicados porenunciados científicos, comprovando a relação existente entre a sua ginástica, a saúde da população e a tão desejada utilidade dos gestos (SOARES, 2002). “Admitia no sistema três tipos de ginástica: civil, militar e médica. Condenava o funambulismo, que no dizer de Amorós, começa onde a utilidade do exercício cessa” (RAMOS, 1982, p.219).
    Demeny, discordando do método sueco de Ling, propôs exercíciosginásticos completos, arredondados e contínuos (RAMOS, 1982). Voltou-se para a saúde da mulher, combatendo “hábitos elegantes”, tais como cintas, salto alto, porta-seios; condenava os meios de sustentação artificiais (SOARES, 2004).
    “O método (Francês) para alcançar os seus objetivos preconiza sete formas de trabalho: jogos, flexionamentos, exercícios educativos, exercícios mímicos,aplicações, desportos individuais e coletivos” (RAMOS, 1982, p. 222). Marinho (S/D) descreve a abordagem de exercícios de marcha, corrida, salto, lançamentos, lutas, esgrima, utilização de pesos e halteres, ginástica de aparelhos, remo, ciclismo, natação e salvamento e desportos coletivos.
    O Método Francês, oriundo da Escola Francesa, foi adotado em todos os estabelecimentos de ensino brasileiros em 1929(SOARES, 2002), e trouxe as propostas pedagógicas que embasaram a Educação Física escolar brasileira no período republicano (RESENDE, SOARES e MOURA, 2009).
    A Escola Francesa inclui ainda a obra de Georges Hébert. O chamado Método Natural de Hébert repudia todas as formas de exercícios analíticos, artificiais ou formais, conhecidos sob a denominação de ginástica. Pretendia “utilizar osgestos de nossa espécie para adquirir o desenvolvimento físico completo [...], além de atender às dificuldades inerentes à vida moderna, particularmente à falta de tempo e à falta de espaço” (MARINHO, S/D, p. 122).
    Encontram- se nesse programa características naturistas: resistência corporal ao frio, endurecimento, utilização do meio natural como terreno de exercício, exercícios utilitários, nudezcontrolada. Todo o trabalho toma por base a utilidade das ações e representa um retorno à natureza adaptado à vida urbana moderna e concernente às atividades práticas da vida em sociedade (Hébert, 1941a apud SOARES, 2003, p. 26).
    Privilegiava a natureza e a qualidade do trabalho em detrimento da qualidade de execução. Classificou os exercícios em 10 grupos fundamentais de acordo com asfunções úteis da vida cotidiana. Sendo eles: a marcha, a corrida, o salto, o movimento quadrúpede, a escalada, o equilíbrio, o arremesso, o levantar, a defesa e a natação. Os treinos deveriam ser ao ar livre para submeter o corpo às diferentes temperaturas, tinha a corrida como elemento base e cada um deveria trabalhar no seu ritmo e capacidade (MARINHO, S/D).
    O que Hébert deseja é aumentar asresistências orgânicas, realçar as aptidões para a execução de exercícios naturais e utilitários (os seus 10 grupos) e, sobretudo, desenvolver a energia, a qualidade de ação, a virilidade, para então subordinar esse conjunto de qualidades físicas bem treinadas a uma moral altruísta, física, inclusive (SOARES, 2003, p. 28).
    Notamos que os métodos, apesar de específicos ao seu público, se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Método francês de ginástica
  • Metodo frances
  • metodos francês
  • Método Francês
  • ginastica e seus métodos
  • metodos da ginastica
  • Métodos de ginasticas
  • Metodos de ginastica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!