Metodo Esprimental De Galileu Galilei

364 palavras 2 páginas
As fases do método experimental de Galileu:
Entende que a investigação científica deve ser organizada e metódica. Por isso criou um método científico baseado na experiência e na matemática. Tal método é resolutivo-compositivo, analítico-simétrico. É composta por quatro fases essenciais: observação, formulação de hipótese, experimentação, e formulação de teorias científicas.
1º Fase – Observação, resolução ou analise.
É caracterizado por ser uma observação direta, concreta e múltipla e isenta de esquemático metafísico. Esta observação pode ser possessiva e sensata, porque procura as causas que determina os fenômenos. Ou seja, observa coisas cem que podemos ver e tocar, avaliando a natureza e não coisas para alem do físico com fazem os escolásticos.
2º Fase – Formulação de hipóteses composição ou síntese
Nesta fase o objetivo é o de construir com fatores selecionados uma síntese expressa matematicamente.
Tal como o nome é a fase onde formulamos hipótese e essa formulação deve ser traduzida através da linguagem matemática.

3º Fase – Experimentação ou resolução experimental

É a fase onde vamos aplicar a nossa hipótese que tínhamos formulado anteriormente.
O investigador faz experiências. Isto é, provoca a produção de fenômeno em condições previamente escolhidas com mais aptos para o registro e a medição dos resultados.
Nesta fase, trata-se de analisar o fenômeno provocado e compará-lo com os resultados que os elementos constituídos da hipótese faziam prever.

4º Fase – Formulação de leis ou teoria cientifica.

Feito a verificação ou a experiência e confirmada à hipótese, o investigador formula leis ou teorias científicas que são universais, gerais e necessárias, pois exprimem relações constantes entre fenômenos através de linguagem rigorosa da matemática.

Resumindo:

Primeiro é observado o tal fenômeno, e desenvolvem certas hipóteses sobre o que pode causar esse fenômeno (Observação). Segundo é reproduzido o mesmo fenômeno em uma sala especial para esse

Relacionados