METODO DEDUTIVO ORIGEM HISTORICA

1458 palavras 6 páginas
Introdução:

Neste trabalho iremos abordar o método dedutivo de pesquisa. Começando por sua origem histórica e seus principais pensadores/criadores. Passando por um breve desenvolvimento, seguido de suas aplicações e exemplos, inclusive na área de nosso interesse, o Direito. Este trabalho tem por objetivo, explanar e dar o necessário conhecimento deste método, o dedutivo. Já que o mesmo é muito utilizado até os dias de hoje. Tanto dentro de pesquisas científicas, acadêmicas, quanto em pesquisas mais simples, cotidianas. Sem mais delongas, e sem nos aprofundarmos muito dentro do assunto logo na introdução, damos início a este trabalho.

ORIGEM HISTORICA
A origem do método dedutivo é, normalmente, atribuída ao filósofo grego Aristóteles ( 384 a.c. – 322 a.c.), que teve como professor, também grego, Platão. Também nota-se que, o notório, imperador Alexandre, “o grande”, foi aluno do fundador do método dedutivo. De fato, é inegável o legado deste grande filósofo grego, nas mais diversas áreas do conhecimento, sendo relembrado até os dias atuais pela sua obra. Por dever com a verdade, é inegável que muitas afirmações feitas por ele foram desmentidas ao longo da história, principalmente as vinculadas à ciência: Física e química. No tocante ao pensamento lógico dedutivo, Aristóteles ocupou seis de suas primeiras obras sobre tal tema, por óbvio, pode-se afirmar que tal tema foi considerado como de extrema importância para ele. Os ensinamentos propostos formaram a base da lógica, sendo considerado, até os dias atuais, como o cerne desta ciência.

Para GEHARDT e SILVEIRA (2009) o método dutivo foi apresentado por René Descartes ( 1596-1650) a partir da matemática e de suas regras de: evidencia, análise e enumeração. Tendo como premissa, ponto de partida, uma afirmação geral, da qual se pode extrair uma afirmação particular. Deve-se ressaltar a importância da veracidade da afirmação geral, sob pena de comprometimento da veracidade das

Relacionados

  • Fundamentos da análise economica
    127050 palavras | 509 páginas