metodo de estudo

Páginas: 8 (1784 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE CIÊNCIAS-DMI

CURSO DE LICENCIATURA EM INFOMÁTICA

Cadeira : Métodos de Estudo


Docente: Dr Américo Buque








Discente:
Saúte, Xavier Alfredo




Maputo, Maio 2014






Índice













Introdução

O Parque Nacionaldo Limpopo (PNL) foi inicialmente estabelecido como Coutada de Caça em 1961 e, em 2001, ascendeu a parque nacional. Ocupa a área entre o Pafuri, no norte, Rio Limpopo a este, rio dos Elefantes no Sul, a fronteira internacional com a África do Sul, a oeste.
Situado na província de Gaza, o PNL integra o Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo sob o regime de uma gestão comum para três áreasprotegidas (Limpopo, Kruger e Gonarezhou).
Área: 10,000 km2.
A comunidade faunistica do parque nacional é composta por: Big five: elefante (Loxodonta africana), rinoceronte branco (Ceratotherium simum), búfalo (Syncerus caffer), leão (Panthera leo), leopardo (Panthera pardus). Outros mamíferos: cão selvagem (Lycaon pictus), hiena malhada (Crocuta crocuta), zebra (Equus burchelli ssp.), hipopótamo(Hippopotamus amphibius), Javali (Phacochoerus africanus), porco do mato (Pothamocoerus larvatus), girafa (Girafa camelopardalis), impala (Aepyceros melampus), oribi (Ourebia oribi), cudo (Tragelaphus strepsiceros), cabrito cinzento (Sylvicapra grimmia), cabrito das pedras (Oreotragus oreotragus), boi-cavalo (Connochaetes taurinus), palapala (Hippotragus niger), piva (Kobus ellipsiprymnus), chango(Redunca arundinum).
Desde 2000, o governo de Moçambique no âmbito do seu acordo de cooperação com a África do Sul, tem vindo a introduzir animais num santuário de 37000ha, com a finalidade de libertá-los logo que a melhore a situação segurança no parque. Esta cooperação com África do Sul visava aumentar o numero dos animais que existem no parque, o que não tem acontecido devido a invasão que oparque têm sofrido nos ultimos tempos pelos caçadores furtivos vindos de toda parte do pais e principalmente por aqueles que vivem dentro do parque.
Declaração do problema
Problema Ambiental: destruição da fauna no Parque Nacional do Limpopo
Problema Instrucional
Caçadores ileguais residentes dentro do Parque Naconal do Limpopo, evadem o Parque Nacional do limpopo para caçarindiscrimindamente os rinocerontes o que têm provocado a destruição da Fauna no Parque.
Contextualização
No Parque Nacional do Limpopo, a extinção dos rinocerontes têm estado a aumentar por causa da caça furtiva que ganhou dimensões alarmantes, naquela reserva de conservação animal. O que tem chamado a atenção as autoridades do parque pois esta situação põe em causa não só o equilibrio ecológicoexistente entre as especies bem como o movimento turistico naquela região. É nesta perspectiva que a presente proposta de pesquisa pretende buscar explicação sobre as causas que levam as comunidades residentes dentro do parque a envolverem-se nesse tipo de actividade.( O Pais, 2014)

Identificação de grupo alvo
Comunidade de Macawene, residente dentro do parque nacional.
Para a resolução desteproblema ou na tentativa de reduzir a caça do rinoceronte parque farei uso numa primeira fase do Modelo Baseado na discripância e da teoria de Vygostsky.
Modelo Baseado na Discripância
A partir deste modelo farei:
O levantamento dos objectivos do tema da palestra, que se pretende usar para minimizar o problema;
A avaliação da aplicação dos objectivos, esta avaliação servirá de base para saber seos objectivos traçados irão responder efiscazmente para a resolução do problema e qual a possiblidade de serem alcançados;
A determinação da diferença entre o que os aprendizes sabem com o que deveriam saber, nesta fase atravéz da ascultação que sera feita a comunidade ficarei a saber qual o conhecimento que eles têm de modo a levar até eles informações relacionadas ao tema que eles ainda não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodos de estudo
  • Metodos de estudo
  • metodos de estudos
  • Meu método de estudo
  • metodo de estudo
  • Métodos de estudo
  • Metodos de estudos
  • metodos de estudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!