Metodo da dulpa massa

399 palavras 2 páginas
MÉTODO DE DUPLA MASSA

Este método consiste em selecionar os postos de uma região (que deve ser considerada homogênea do ponto de vista hidrometerológico), acumular para cada um deles os valores (mensais ou anuais conforme a análise), plotar em um gráfico cartesiano os valores acumulados correspondentes ao posto a consistir (eixo ordenado) com os valores médios das precipitações mensais acumuladas em vários pontos da região (eixo das abcissas) que servirá como base para comparação.
Se os valores dos postos a consistir forem proporcionais aos observados na base de comparação, os pontos devem se alinhar segundo uma única retas. A declividade desta reta determina o fator de proporcionalidade entre ambas as séries. Quando os pontos não se alinham podem ocorrer as seguintes situações:

a) mudança na declividade: determina duas ou mais retas. Constitui o exemplo típico da ocorrência de erros sistemáticos, mudança nas condições de observação ou no meio físico, como alterações climáticas. Para se considerar a existência de mudança na declividade é prática comum exigir-se a ocorrência de pelo menos 5 pontos sucessivos alinhados segundo a nova tendência. Para corrigir os valores utilizamos a seguinte equação:

Onde:
Pa - Observações ajustadas à condição atual de localização
Po - Dados observados a serem corrigidos
Ma - Coeficiente angular da reta no período mais recente
Mo – Coeficiente

b)alinhamento dos pontos em retas paralelas: ocorre quando existem erros de transcrição de um ou mais dados ou pela presença de valores extremos em uma das séries plotadas (figura
3.11). A ocorrência de alinhamentos, segundo duas ou mais retas aproximadamente horizontais (ou verticais), pode ser a evidência de postos com diferentes regimes pluviométricos. c) distribuição errática dos pontos: geralmente é resultado da comparação de postos com diferentes regimes pluviométricos, sendo incorreta toda associação que se

Relacionados

  • nutricao
    1077 palavras | 5 páginas
  • Manual De Economia
    10186 palavras | 41 páginas
  • Design moda
    31861 palavras | 128 páginas
  • A Arte Do Pok Mon Competitivo
    34360 palavras | 138 páginas