Metodo alemão

Páginas: 23 (5717 palavras) Publicado: 19 de abril de 2012
Teoria e Prática da
Ginástica Artística

Goiânia, março / 2012.

Método Alemão

1. Introdução

A partir do ano de 1800 vão surgindo na Europa, em diferentes regiões, formas distintas de encarar os exercícios físicos. Essas formas receberão o nome de “métodos ginásticos” (ou escolas) e correspondem aos quatro países que deram origem às primeiras sistematizações sobre a ginástica nassociedades burguesas: a Alemanha, Suécia, França e Inglaterra. Essas escolas, de um modo geral, possuem finalidades semelhantes: Regenerar a raça; promover a saúde, desenvolver a vontade, coragem, a força, energia de viver para servir a pátria nas guerras e na indústria; desenvolver a moral
Na Alemanha, a ginástica surge para atingir as finalidades apontadas anteriormente, particularmente a dadefesa da pátria, uma vez que, este país, no início do século XIX, não havia ainda realizado a sua unidade territorial. Era preciso, portanto, criar um forte espírito nacionalista para atingir a unidade, que seria conseguida com homens e mulheres fortes, robustos e saudáveis.
Acreditavam os idealizadores da ginástica alemã que este "espírito nacionalista", e este "corpo saudável", poderiam serdesenvolvidos pela ginástica, construída a partir de "bases científicas", ou seja, das ciências que dominavam a sociedade da época: a biologia, a fisiologia, a anatomia.
A Educação Física Alemã, com características próprias, começou em 1760, com Basedow e filantropismo por ele criado. Entre outros educadores tiveram grande influência: Guthsmuths como o Pai da ginástica, Jahn por sua ação de fundador efomentador da ginástica patriótica e Spiens por sua luta tenaz em defesa da introdução da ginástica na escola e o seu respectivo aparelhamento. Também contribuíram muito Salzmam, Nachtegal, Eisclen e Friesen. Durante o período nazista, dentro dos conceitos de Jahn, surgiu na Alemanha um sistema militar tendo por objetivo, a preparação intensa do país para a guerra. No entanto, após o conflito opaís voltou a empregar formas mais humanas e democráticas.

2 - Desenvolvimento

2.1 - Quadro Histórico

2.1.1 – Geral
Em 1701, o Eleitor Frederico de Brandemburgo foi coroado "rei na Prússia". No período de 1713 a 1740, o Rei Frederico Guilherme I, também conhecido como o "Soldado Rei", estabeleceu um Estado altamente centralizado.
Entrementes, Luís XIV de França conquistara partesda Alsácia e Lorena (1678-1681), e invadira e devastara o Palatinado (1688-1697). Luís XIV aproveitou-se dos problemas do Império com os turcos, que ameaçavam a Áustria, mas terminou por desistir do Palatinado.
Em 1683, os otomanos sofreram uma derrota fora dos muros de Viena, nas mãos de tropas polonesas chefiadas pelo Rei João Sobieski; a cidade era defendida por forças alemãs e austríacas sob comandode Carlos IV, duque de Lorena. A Hungria foi reconquistada e receberia, mais tarde, colonos alemães. A Áustria, governada pelos Habsburgos, tornou-se uma grande potência.
Durante a Guerra de Sucessão Austríaca (1740-1748), Maria Teresa da Áustria logrou obter o reconhecimento de sua ascensão ao trono, mas teve que ceder a Silésia a Frederico II da Prússia, ao fim das Guerras Silésias e da Guerrados Sete Anos. A Prússia, por sua vez, tornou-se uma grande potência após a Paz de Hubertsburg, em 1763, celebrada com a Áustria e a Saxônia. Começou então a rivalidade entre Áustria e Prússia pela liderança da Alemanha.
A partir de 1763, tanto a Prússia quanto a Áustria adotaram o "despotismo esclarecido": a economia desenvolveu-se, providenciaram-se reformas legais (inclusive a abolição datortura e a melhoria do status dos judeus), teve início a emancipação dos servos e promoveu-se a educação.
No período 1772-1795, a Prússia participou da partilha da Polônia, ocupando territórios a oeste da Grande Polônia, o que começou uma resistência polonesa de séculos contra a presença alemã.
A Revolução Francesa provocou uma nova guerra entre a França e vários países a leste, inclusive a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metodo alemao
  • INTRODUÇÃO METODO ALEMÃO
  • Método ginástico sueco e alemão efa
  • Alemão
  • Alemão
  • alemão
  • alemao
  • Alemao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!