Metidologia documentos não escritos na sala de aula

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
RESUMO METODOLOGICO DOCUMENTOS NÃO ESCRITOS NA SALA DE AULA – MUSEUS

Em meados do século XIX, viu lançar uma série de museus etnográficos, profundamente vinculados aos parâmetros biológicos deinvestigação e a modelos evolucionistas de análise. Porém um dos primeiros museus do mundo foi em 1683 O Ashmolean Museum que é uma instituição museológica, localizada na cidade de Oxford, na Inglaterra.Foi fundado por Elias Ashmole, no século XVII, com peças de sua coleção particular de curiosidades.
A palavra “MUSEU”, de origem grega, significa “templo das musas”. E já era usado em Alexandriapara designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências. Já os museus contemporâneos para Le Goff, estariam ligados ao progresso da memória escrita e figurada da Renascença e à lógica de umanova “civilização da inscrição”. Na França, com a revolução cria os Arquivos Nacionais e a 25 de julho de 1874 declara seu caráter público.
No seu principio os museus era como gabinetes decuriosidades, espaços reservados para expor objetos à admiração pública, não tinha um caráter cientifico de pesquisa. Aos poucos, os museus etnológicos transformam-se em depósito ordenados de uma culturamaterial fetichizada e submetida a uma lógica evolutiva.
No Brasil, os museus seguiram como os modelos europeus, adotando o modelo evolucionistas e darwinistas sociais, de forma especifica, esse modelolevou ao debate que se tratava acerca das perspectivas da nação brasileira.
A fundação do Museu Nacional está profundamente associada à atuação de d. João VI, tendo como função os estudos de botânica ezoologia no local, nele tinha peças doadas por d. João VI como gravuras, objetos de mineralogia, artefatos indígenas, animais empalhados e produtos naturais. Nesse primeiro momento, era antes de tudocomemorativo: arquivo de coleções e curiosidades, expostas sem qualquer classificação.
Os museus é uma fonte riquíssima de conhecimentos, atualmente podemos

encontrá-lo com diversas finalidades,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documentos não escritos em sala de aula
  • docuemntos nao escritos na sala de aula
  • documentos nao escritos
  • Na sala de aula não
  • RACISMO DENTRO DA SALA DE AULA: A EDUCAÇÃO NÃO TEM COR
  • Professor não exerce a função de leitor em sala de aula
  • A PRESENÇA OU A AUSÊNCIA DA LITERATURA NÃO CANÔNICA NA SALA DE AULA
  • Não é um documento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!