METEP

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2014
Questão 1. Qual a relação existente entre as Abordagens de Pesquisa e os Procedimentos de Pesquisa? (1,5 pontos) *
A abordagem de pesquisa é o método que o pesquisador escolherá para a elaboração do seu projeto, exemplo como se é pesquisa qualitativa ou quantitativa, os procedimentos são o que o pesquisador ira seguir, ou seja a abordagem escolhida pelo pesquisador é o que vai relacionar edeterminar os procedimentos que o mesmo irá usar em seu projeto.
Os métodos de abordagem e depois os procedimentos
A abordagem de pesquisa é o método que o pesquisador escolherá para a elaboração do seu projeto, exemplo como se é pesquisa qualitativa ou quantitativa, os procedimentos são o que o pesquisador ira seguir, ou seja a abordagem escolhida pelo pesquisador é o que vai relacionar edeterminar os procedimentos que o mesmo irá usar em seu projeto.


As pesquisas, quanto à abordagem podem ser qualitativa, quantitativa e mista, já os procedimentos podem ser documental, bibliográfico, experimental, operacional, estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa participante e ex-post-facto. A relação que existe entre abordagens da pesquisa e procedimentos da pesquisa é que a abordagem é o métodoque será utilizado na pesquisa, e o procedimento é como você vai chegar no resultado final, o caminho para colher relatórios e analises da pesquisa, que pode ser com a pesquisa de campo, pesquisa exploratória em relatórios entre outros.
A abordagem de pesquisa é o método que será utilizado de maneira geral na investigação da pesquisa, podendo ser qualitativa, quantitativa ou mista. Osprocedimentos vão esclarecer as técnicas adotadas e dizer como chegar no resultado final e pode ser documental, bibliográfica, experimental, operacional, estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa-participante e ex-post-facto . Podemos afirmar que é de acordo com a abordagem escolhida que o pesquisador vai escolher e determinar o procedimento que será utilizado para realização do projeto.

Os métodos geraisou de abordagem oferecem ao pesquisador normas genéricas destinadas a estabelecer uma ruptura entre objetivos científicos e não científicos (ou de senso comum). Esses métodos esclarecem os procedimentos lógicos que deverão ser seguidos no processo de investigação científica dos fatos da natureza e da sociedade. São, pois, métodos desenvolvidos a partir de elevado grau de abstração,que possibilitamao pesquisador decidir acerca do alcance de sua investigação, das regras de explicação dos fatos e da validade de suas generalizações.


Diferentes dos métodos de abordagem, os métodos de procedimentos(considerados às vezes também em relação às técnicas) são menos abstratos; sãoetapas da investigação. Assim, os métodos de procedimento, também chamadosde específicos ou discretos, estãorelacionados com os procedimentos técnicos aserem seguidos pelo pesquisador dentro de determinada área de conhecimento. O(s)método(s) escolhido(s) determinará(ão) os procedimentos a serem utilizados, tanto na coleta de dados e informações quanto na análise. “Esses métodos têm por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos, para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatossociais.” (GIL, 2008, p. 15). Mais especificamente, visam a fornecer a orientação necessária à realização da pesquisa social, em especial no que diz respeito à obtenção, ao processamento e à validação dos dados pertinentes à problemática objeto da investigação realizada.
Podem ser identificados vários métodos dessa natureza nas ciências sociais.
Nem sempre um método é adotado rigorosa ou exclusivamentenuma investigação.
Com frequência, dois ou mais métodos são combinados. Isso porque nem sempre um
único método é suficiente para orientar todos os procedimentos a serem desenvolvidos
ao longo da investigação.
Os métodos específicos mais adotados nas ciências sociais são: o histórico, o
experimental, o observacional, o comparativo, o estatístico, o clínico e o monográ


As abordagens e os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • metep
  • Metep
  • metep
  • Metep
  • Metep
  • Metep
  • metep
  • Metep

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!