Meteorologistas Explicam A Demora Em Chover E Ainda Como As Queimadas Tamb M S O Mais Prop Cias Nesse Tempo Seco

454 palavras 2 páginas
Meteorologistas explicam a demora em chover e ainda como as queimadas também são mais propícias nesse tempo seco, Juiz de Fora já registrou o dobro de ocorrências neste ano
O medo do racionamento de água em função da falta de chuvas na região Sudeste, em especial nos estados de São Paulo e Minas Gerais, já é uma realidade para muitas famílias. E a equipe do Ambiente Construção foi ouvir especialistas no assunto para entender o comportamento do clima nesse período de secas.
A falta de chuvas também traz um alerta para o aumento do número de incêndios em áreas florestais. Segundo o meteorologista do Instituto Tempo Clima, Claudemir Felix, o período de estiagem prolongado foi provocado por causa do bloqueio das frentes frias.
“Tivemos nos últimos dois anos massas de ar seco que provocaram um bloqueio sobre o Sudeste do país. Isso fez com que as frentes frias não surgissem nessa região com a mesma freqüência. E também o fluxo de umidade da Amazônia que reforçar as chuvas aqui no Sudeste do país não teve o efeito necessário”, explicou.
O especialista ressaltou que esses fatores influenciaram diretamente para que o fenômeno das “Zonas de Convergência do Atlântico Sul” não proporcionassem as chuvas, que são extremamente necessários para manter os reservatórios de água dos grandes centros.
O tempo seco também é um grande vilão para as reservas florestais existentes na região Sudeste. O major Santiago do 4° Batalhão do Bombeiro Militar de Juiz de Fora contou que só esse ano foram registradas 920 ocorrências de incêndio. Isso é quase o dobro do que foi registrado em 2013, quando houveram 427 registros de incêndios na cidade.
“Qualquer centelha ou fagulha pode dar origem a um grande incêndio, por isso uma grande destruição. Para nós as queimadas são grandes desastres ecológicos. Elas desgastam o solo, provoca erosões, diminuem as nascentes dos rios e ainda acabam com a fauna e a flora”, alertou o militar.
Além de toda prejuízo material que qualquer incêndio provoca no caso

Relacionados