Metatica II Habermas

7599 palavras 31 páginas
Ética II
Jürgen Habemas.
A “Ética do Discurso” será usado o livro “Consciência Moral e Agir Comunicati­vo” um fi­lósofo de moral deontológico. No capítulo primeiro descreve o papel da filosofia e no quar­to apresenta a “Ética do discurso”. O que proporá será um critério de dever, um cri­tério uni­versal de dever que deve se sobrepor a uma concepção de bem.
É uma retomada da filosofia prática kantiana, da mesma forma que John Rawls, no pro­cedimento da “Posição Original”, por exemplo, era extremamente próxi­mo ao procedi­mento kantiano do Imperativo Categórico.
Habemas também proporá dois princípios: O princípio U que é o princípio da univer­salização e o princípio D que é o princípio do discurso.
Habemas proporá princípios que são universais e que deverão orientar os juízos morais:
1) Devemos ter uma característica da universalidade ou uni-versabilidade.
2) Como se­gunda característica o cognitivismo, onde existe um critério absolu­to para dizer qual juízo moral pode ser considerado correto ou não e
3) por fim uma terceira característica o formalis­mo. O princípio U pretende ser uma forma, uma ideia de dever, de direito que deve se so­brepor as concepções de bem dos indi­víduos.
Esta forma geral, esta forma de discurso, é deontológica. Dizer que uma ética, uma filosofia moral é deontológica é dizer que ela está preocupada em estabelecer uma priorida­de do dever sobre o bem. O critério moral que vai ser utilizado para julgar se algo é correto ou não, não o bem particular, o que as pessoas consideram como bem, mas aquilo que é o justo ou dever. Temos uma sobreposição do justo, do dever, do correto sobre o bem.
Quando pensamos isoladamente o que fazer, pensamos em seguida o que o bem. Mas esse bem é particular, relativo a cada pessoa. Essa concepção de bem funcionava per­feitamente até o medievo onde havia uma unidade universal de bem, aquilo que era inter­pretado como natural, o que que era vontade de Deus, o que é racional. Já na modernidade e na contemporaneidade

Relacionados