Metasbolismo, alimentação e atividade física

350 palavras 2 páginas
Metabolismo, alimentação e atividade física

As reações químicas ocorridas durante os processos metabólicos aumentam a temperatura do nosso corpo. Durante a digestão e absorção de nutrientes nosso corpo gasta, em média, 10% do nosso consumo calórico diário. Durante uma atividade física, gastamos, em média, de 20 a 50% do nosso consumo calórico diário. Mas, a maior parte das calorias que ingerimos é consumida pelo nosso metabolismo basal.
O metabolismo basal é responsável pelo consumo de 60 a 70% das calorias que ingerimos. Como o metabolismo basal é a quantidade mínima de energia necessária para manter as funções vitais do nosso corpo, poderíamos supor que a inércia seria a “malhação” perfeita. Os ociosos finalmente teriam seu estilo de vida elevado a um nível científico. Isso se a velocidade das reações metabólicas não declinasse com o tempo. Com o correr dos anos a força de consumo calórico do metabolismo basal diminui drasticamente. A capacidade metabólica de um adolescente é muito mais acelerada que a de um homem de trinta anos. Por isso a atividade física se torna imprescindível, principalmente para os homens acima de trinta anos.
Com a prática da atividade física ocorre uma aceleração do metabolismo e, com este aumento, também ocorrerá uma elevação da taxa metabólica basal. Isso tem um efeito imediato para o organismo. Ora, se gastamos muita energia durante a atividade física e, em repouso, através do nosso metabolismo basal, temos de compensar isso de alguma forma através da alimentação. Uma nutrição adequada é uma via indispensável para todo praticante de alguma atividade física. Atividade física, suplementação protéica e repouso suficiente são os componentes básicos para uma vida saudável.
O nosso corpo é capaz de se adaptar a um novo estilo de vida. Porem, a nossa mente é que teima em seguir escolhendo o caminho do menor esforço. Ninguém viverá para sempre, isso é o óbvio, mas, não é por isso que não faremos de nossas vidas efêmeras um exemplo

Relacionados

  • plantas medicinais
    12877 palavras | 52 páginas