METAMORFOSE

572 palavras 3 páginas
METAMORFOSE
De acordo com a biologia, o termo metamorfose (derivado do grego metamorphosis) é utilizado para designar; uma mudança na forma e na estrutura corporal (tecidos, órgãos), assim como o crescimento e diferenciação, dos estágios juvenis e larvais de diversos animais, como insetos, anfíbios e moluscos, até que estes alcancem a fase adulta.
Metamorfose da Borboleta
Existem dois tipos de distintos de desenvolvimento após o nascimento:
Direto: neste tipo os animais já nascem com a forma definida, sendo muito semelhante ao adulto de sua espécie.
Indireto: os animais nascem diferentemente do adulto de sua espécie, sofrendo assim metamorfose. Existem diferentes tipos de metamorfose. Uma delas está relacionada à mudança de habitat ou de hábitos. Isso acontece com muitos anfíbios e insetos, como por exemplo, a libélula que em sua fase prematura vive exclusivamente na água, tornando-se um ser voador na sua fase adulta. Os anuros (como sapo, rã e perereca), primeiramente são denominados girinos, vivendo exclusivamente em meio aquático, mudando radicalmente de aparência na sua fase adulta, passando a viver também em meio terrestre. Alguns invertebrados aquáticos nadam livremente no início da vida, passando a fixar-se em um substrato onde passam o resto da vida.
Nos insetos, o estado prematuro que sofre o processo de metamorfose recebe o nome de ninfa ou larva, dependendo da natureza da espécie. A chamada metamorfose gradual ou incompleta ocorre quando o inseto já nasce com a forma do adulto, sendo que a transição é marcada pelo aparecimento de asas. Recebe o nome de holometabolismo o desenvolvimento dos insetos que sofrem metamorfose completa, passando pelas quatro fases distintas: ovo, larva, pupa e adulto. Existem também insetos que sofrem hipermetamorfoses, ou seja, passam por diferentes formas larvares antes de chegar ao estado de pupa.
Metamorfose dos sapos
Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os ovos são postos na água, onde nascem os

Relacionados